Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Índios isolados

O blog do Luís Nassif informa que existe a possibilidade de que ocorra conflito sério entre índios isolados que foram fotografados em 2008 com índios nômades peruanos que se aproximam da área dos isolados na região da fronteira entre o Acre e o Peru. O motivo é o desmatamento e o plantio de coca que está destruindo áreas de caça e a pesca dos índios nômades.

A FUNAI está monitorando a área, muito preocupada, mas mantém sua postura atual de evitar o contato, mas proteger a área em que vivem e observar de longe. Segundo o blog, um possível conflito será um teste da eficiência dessa política que, se de um lado pode ajudar a mantê-los longe de vícios da civilização, de outro lado pode prejudicar a solução de conflitos que possam ocorrer com a tribo vinda de outro país. São cerca de 600 índios isolados, de três agrupamentos.
Confira a matéria completa em http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-santuarios-indigenas?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
A foto deste post é da ONG de proteção aos índios Survival Internacional. Nas imagens feitas pela Funai em março de 2010, eles aparecem com o corpo coberto de urucum, empunhando arcos e flechas. Nos cestos é possível identificar mamão e mandioca. A Funai estima que existam no Brasil 67 grupos de índios isolados nas diversas regiões do país.

Nenhum comentário:

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas