Perfil

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, especialista em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e Educação à Distância. Mestre em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora aposentada pela SEESP (Sociologia) e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

Fundamentos do Ensino de História

Prezados,
em função da suspensão das aulas pela pandemina do coronavírus, nossas atividades foram reformuladas.

1) - Os planos de aula poderão ser enviados para o e-mail mariacristinabortolozosp@gmail.com
- As discussões dos textos ainda não enviados serão realizadas no Google classroom e não precisarão ser enviadas por e-mail.
- As análises dos livros didáticos serão realizadas no Google Classroom.

2) Análise de livros didáticos
    Para a atividade de análise de livros didáticos, caso vocês não tenham acesso a algum utlizado no Ensino Fundamental, recomento o site 
https://www.baixelivros.com.br/biblioteca/didatico

3) Os vídeos que estão aqui postados são para reforço dos conteúdos estudados.

Ensino de História - cultura indígena


Vídeo de apoio Ensino da Cultura Afro


4) Agenda

I) Fevereiro - atividades já realizadas

- Estudo do RCNEI, PCN (DCN) e BNCC.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (hoje são Diretrizes Curriculares Nacionais): história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. pegar o texto neste link  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf




- Texto para o estudo do ensino de História
Povos Indígenas e Práticas de Ensino no Brasil (Paulo Santilli) -
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46187/1/01d21t04.pdf

- analisar como os povos originários são  apresentados em algum livro didático do ensino fundamental à sua escolha levando em consideração as reflexões apresentadas no texto de Santilli e no vídeo "Povos indígenas e práticas de ensino no Brasil" o vídeo está disponível acima. - atitivade em sala de aula.

- Atividade avaliativa

1) MARÇO:  entregar a atividade avaliativa abaixo discriminada, que não será aceita fora do prazo. Portanto, deverão vir à aula e entregar a atividade para assinar a lista em seguida, ou enviar por e-mail dois dias antes da atividade avaliativa (mariacristinabortolozosp@gmail.com).

Não faltar a aula! a discussão acontecerá e a ausência implicará em diminuição na nota no que se refere aos itens "conteúdos atitudinais" e "conteúdos procedimentais".
O relatório a ser enviado deve seguir este roteiro:
a) Assistir ao vídeo indicado acima "Povos indígenas e práticas de ensino no Brasil"
b) ler o texto Povos indígenas e práticas de ensino do Brasil
c) produzir um texto refletindo: como a história e cultura dos povos indígenas foi apresentada a vocês quando alunos e como o ensino de história deve ser. Este texto deve vir acompanhado de um plano de ensino de 1 a 3 aulas.


II) MARÇO - estas atividades serão realizadas no Google Classroom
     
Os planos de aula deverão ser enviados para o e-mail mariacristinabortolozosp@gmail.com
As discussões sobre os textos e livros didáticos ocorrerão no Google Classroom

1) Atividade de Estudo
Texto de estudo A História, o africano e o afro-brasileiro (Dagoberto José da Fonseca) -
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46188/1/01d21t05.pdf

2) discussão do Vídeo: A História, o africano e o afro-brasileiro e analisar como os africanos e sua cultura  apresentados em algum livro didático do ensino fundamental à sua escolha - atividade em sala de aula

3) Estudo  do texto Música e o Ensino de História: Uma proposta (Célia Maria David)
https://edutec.unesp.br/publicador/content/181/attachment/Musica%20e%20ensino%20de%20Historia.pdf
Esta atividade ocorrerã no Google Classroom. SE você já enviou por e-mail, não tem problema.

As atividades a seguir poderão ser reformuladas se a suspensão das aulas permanecerem.
III - ABRIL

1) BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009 - capítulos A televisão como documento e História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através dos filmes.


2) Maio: Análise de livros didáticos a partir da literetura estudada. 

2) Atividade avaliativa :
a) Assistir ao vídeo indicado acima "A História, o africano e o afro-brasileiro"
b) ler o texto A História, o africano e o afro-brasileiro do professor Dagoberto José da Fonseca
c)d) produzir um texto refletindo: como a história e cultura dos africanos foi apresentada a vocês, quando alunos e como o ensino de história deve ser. Este texto deve vir acompanhado de um plano de ensino de 1 a 3 aulas.

BBCBrasil.com | Brasil

The Intercept

CartaCapital

Marcadores

2ª Guerra Mundial ABNT Acesso a Informação Adolescentes Alipio Casali Allberto Cañas alterações hormonais Anarquismo Animações Antônio Cândido Antropologia Antropologia Social Aprendizagem Colaborativa aprendizagem por projetos APSERJ Arte e Educação Atlas Interativo do INPE Avaliação Avaliações bimestrais Baixar livros Beth Almeida biblioteca virtual Bioinformática Biologia biologia computacional bolsa de estudos Bolsa Sandwish BRIC bullying Calon Cândido Portinari Capes Capitalismo cartografia cognitiva Castoriadis Chiclete com Banana Chico Buarque Cibercultura Cibridismo Cidadania Ciência cigano Cinema Clássicos da Sociologia CmapTools CNPq Concepções de Educação Concurso Conflito palestinos X judeus. Congressos Educação e EaD Construção de Competências Contracultura Corinthias Corrupção no Brasil Cortella Cultura cultura de classe cultura de massa Cultura Digital cultura popular Currículo Currículo EaD Curso Pré-Vestibular on Line Cursos dados geo-referencial dança Democracia Dia do Sociólogo Dia dos Professores dicionario digitalizado Didática Direitos Ditadura no Brasil divulgação científica EaD Economia Edgar Morin Educação Educação Ambiental Educação e Tecnologia Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Matemática EE Nicola Mastrocola Emile Durkheim Engels escudos humanos Estética dos Anos 1970 Ética Etnografia Facebook fascismo no Brasil Federação Nacional de Sociólogos do Brasil Florestan Fernandes FNSB Formação de Professores formação social do Brasil Fotografia Futuridade GeoCapes globalização governo Guerra de Canudos Guerra do Contestado História da Educação Brasileira História e Geografia Holocausto e II Guerra Mundial I Colóquio França-Brasil Idoso Imre Simon indústria cultural início das aulas Instituto Federal Fluminense intercâmbio França Brasil Internet segura Irena Sendler Isca de Polícia Itamar Assumpção Jackson do Pandeiro José Armando Valente Jovem e tecnologia jovem infrator Karl Marx Laboratórios sociais virtuais Lea Fagundes Legislação e ensino de Soiologia literatura brasileira livros em Braille lixo eletrônico Lúcia Santaella Maio de 1968 Malba Tahan Manual de Etiqueta Sustentável mapa conceitual mapas do conhecimento Max Weber MEC Médicos sem Fronteiras meio ambiente memória musical Metodologia de Pesquisa Michel Foucault Midias Migração Miguel Nicolelis Milton Santos Mônica Salmaso Música Brasileira música e educação infantil Música na Educação Infantil nazismo Neurociência Noel Rosa Olgária Matos Oscar Wilde para crianças Pacifismo PAN 2007 Paulo Freire Pedagogia peixes feminilizados Pensamento Complexo Pierre Levy pioneiro da computação pobreza política racial e preconceito Portal de e-books Portal Onda Jovem Portas Portinari Povos Indígenas Prêmio Jovem Cientista Prêmio Jovem Cineasta Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil professora Amaral Gurgel Profissão Sociólogo Programa de Fixação de cientistas Programa Parlamento Jovem Brasileiro PROINFO Projetos de Aprendizagem PROUNI Psicologia Cognitivista PUC-SP pucsp ranking das universidades Redação Científica Rede Mussi Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Redes Sociais reforma no Ensino Médio Relação Brasil - África religião Revistas Rock and Roll SADEBR samba Samba-rock SciELO SEESP Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira Seminário de Alfabetização Senado Sertanejo Silvio Tendler situação do professor Sociologia Sociologia e Esporte Studium TCC Tecnologia Tecnologias que Educam trabalho do sociólogo transparência Tv on line TV UNIVESP/UNESP UCA UFES UFOP UFSCAR UNESP UNICAMP USP Utopia e Barbárie Vanguarda Paulistana Web2 WebCurriculo Webquest