em função da suspensão das aulas pela pandemina do coronavírus, nossas atividades foram reformuladas.
1) - Os planos de aula poderão ser enviados para o e-mail mariacristinabortolozosp@gmail.com
- As discussões dos textos ainda não enviados serão realizadas no Google classroom e não precisarão ser enviadas por e-mail.
- As análises dos livros didáticos serão realizadas no Google Classroom.
2) Análise de livros didáticos
Para a atividade de análise de livros didáticos, caso vocês não tenham acesso a algum utlizado no Ensino Fundamental, recomento o site
https://www.baixelivros.com.br/biblioteca/didatico
3) Os vídeos que estão aqui postados são para reforço dos conteúdos estudados.
Ensino de História - cultura indígena
Vídeo de apoio Ensino da Cultura Afro
4) Agenda
I) Fevereiro - atividades já realizadas- Estudo do RCNEI, PCN (DCN) e BNCC.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (hoje são Diretrizes Curriculares Nacionais): história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. pegar o texto neste link http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
- Texto para o estudo do ensino de História
Povos Indígenas e Práticas de Ensino no Brasil (Paulo Santilli) -
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46187/1/01d21t04.pdf
- analisar como os povos originários são apresentados em algum livro didático do ensino fundamental à sua escolha levando em consideração as reflexões apresentadas no texto de Santilli e no vídeo "Povos indígenas e práticas de ensino no Brasil" o vídeo está disponível acima. - atitivade em sala de aula.
- Atividade avaliativa
1) MARÇO: entregar a atividade avaliativa abaixo discriminada, que não será aceita fora do prazo. Portanto, deverão vir à aula e entregar a atividade para assinar a lista em seguida, ou enviar por e-mail dois dias antes da atividade avaliativa (mariacristinabortolozosp@gmail.com).
Não faltar a aula! a discussão acontecerá e a ausência implicará em diminuição na nota no que se refere aos itens "conteúdos atitudinais" e "conteúdos procedimentais".
O relatório a ser enviado deve seguir este roteiro:
a) Assistir ao vídeo indicado acima "Povos indígenas e práticas de ensino no Brasil"
b) ler o texto Povos indígenas e práticas de ensino do Brasil
c) produzir um texto refletindo: como a história e cultura dos povos indígenas foi apresentada a vocês quando alunos e como o ensino de história deve ser. Este texto deve vir acompanhado de um plano de ensino de 1 a 3 aulas.
II) MARÇO - estas atividades serão realizadas no Google Classroom
Os planos de aula deverão ser enviados para o e-mail mariacristinabortolozosp@gmail.com
As discussões sobre os textos e livros didáticos ocorrerão no Google Classroom
1) Atividade de Estudo
Texto de estudo A História, o africano e o afro-brasileiro (Dagoberto José da Fonseca) -
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46188/1/01d21t05.pdf
2) discussão do Vídeo: A História, o africano e o afro-brasileiro e analisar como os africanos e sua cultura apresentados em algum livro didático do ensino fundamental à sua escolha - atividade em sala de aula
3) Estudo do texto Música e o Ensino de História: Uma proposta (Célia Maria David)
https://edutec.unesp.br/publicador/content/181/attachment/Musica%20e%20ensino%20de%20Historia.pdf
Esta atividade ocorrerã no Google Classroom. SE você já enviou por e-mail, não tem problema.
As atividades a seguir poderão ser reformuladas se a suspensão das aulas permanecerem.
III - ABRIL
1) BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009 - capítulos A televisão como documento e História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através dos filmes.
2) Maio: Análise de livros didáticos a partir da literetura estudada.
2) Atividade avaliativa :
a) Assistir ao vídeo indicado acima "A História, o africano e o afro-brasileiro"
b) ler o texto A História, o africano e o afro-brasileiro do professor Dagoberto José da Fonseca
c)d) produzir um texto refletindo: como a história e cultura dos africanos foi apresentada a vocês, quando alunos e como o ensino de história deve ser. Este texto deve vir acompanhado de um plano de ensino de 1 a 3 aulas.