Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Vídeo, Educação e YouTube

A equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos. Implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a ferramenta Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos, pela Internet, sobre atividades de ensino e pesquisa realizadas em todo o país. Regina Melo Silveira é a coordenadora do Grupo de Trabalho de Gerência de Vídeo (GTGV) do Larc e responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
O usuário deve se cadastrar no sistema que disponibiliza vídeos como palestras e documentários e permite a transmissão de eventos ao vivo; é possível ainda, personalizar um ambiente conforme suas necessidades. Os vídeos públicos podem ser vistos por qualquer usuário, mas vídeos privados são destinados a comunidades específicas de usuários cadastrados.
O projeto dos servidores de transmissão é conduzido em parceria com docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Vídeo@RNP também deverá ser personalizado, nos próximos meses, para o portal da USP, onde serão armazenados vídeos do acervo científico, educacional, cultural e histórico da universidade.

Nenhum comentário:

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas