Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia do Sociólogo

O dia de 10 de dezembro foi escolhido como o Dia Nacional do Sociólogo porque nesta data foi promulgada a Lei 6.888/1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de sociólogo, definindo as competências, as condições para a habilitação e as exigências legais para o pleno exercício da profissão. A data foi aprovada na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados por meio do projeto de Lei 3760/2008, de autoria do deputado Chico Alencar, que institui a data de 10 de dezembro como o Dia Nacional do Sociólogo.
O sociólogo é o profissional que interpreta a realidade dos fatos e das relações sociais por meio de métodos científicos e técnicas sociológicas de maneira a propor a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos na sociedade e na formação da cidadania brasileira.
São áreas de atuação do sociólogo: meio-ambiente, saúde, planejamento urbano, reforma agrária, mercado editorial, agências de pesquisa, recursos humanos, relações internacionais, pesquisa e docência. A Sociologia foi introduzida na grade curricular das escolas brasileiras no século XIX, e sofreu vários percalços, como já coloquei em postagem anterior e atualmente, a disciplina integra a matriz curricular do ensino médio, conforme a Lei 11.684/2008, que alterou o art. 36 das diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN, lei nº 9.394/2006.

Nenhum comentário:

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas