Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Anarquismo

O que é Anarquismo?
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo Михаил Александрович Бакунин),Bakunin, sistematizou que comporiam a ideologia anarquista, que em grego (ánarkhos) significa "sem governo".
Concepção libertária, defende a ruptura com todas as formas de autoridade política e religiosa, a propriedade privada, normas institucionais que limitem a liberdade do indivíduo em sociedade e na esfera da vida privada, por isto é compreendida como ideologia individualista, ainda que a vida social se realize em uma comunidade fraterna, com a supressão de todas as formas de dominação e opressão da sociedade moderna e em seu lugar teríamos uma comunidade mais fraterna e igualitária, resultado de um esforço individual a partir de um árduo trabalho de conscientização.
No século XX surgiram os núcleos comunitários,denominados "ateneus", com o objetivo de receber adeptos e servir de aprendizagem e aperfeiçoamento intelectual aos membros dos movimentos anarquistas.
Critica a propriedade privada e o Estado burguês e, desta forma, contribuiu para a conscientização e mobilização das massas proletárias, ou operariado; guardam semelhanças com o socialismo ao criticar a sociedade e o Estado burguês e a propriedade privada, na defesa defesa das classes subalternas e na luta de classes. No Brasil, a Colônia Cecília, fundada por imigrantes italianos em 1890,foi a primeira experiência brasileira desse tipo. Aliás, foram os imigrantes europeus, principalmente os italianos e espanhóis, que trouxeram para cá a concepção anarquista e foram os anarquistas organizaram os primeiros movimentos operários e sindicatos trabalhistas autônomos, liderando as greves de 1917, 1918 e 1919, ocorridas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Write My Paper disse...

Your article includes the information that i was looking for.Your post includes great tips and you managed to keep it simple and understandable.Your post helps me to understand this, and i will surely recommend it to other people.Thanks and keep up the good work.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas