Perfil
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, especialista em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e Educação à Distância. Mestre em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora aposentada pela SEESP (Sociologia) e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.
sábado, 1 de outubro de 2011
Inclusão na Escola
A relação com a diversidade no passado era de rejeição e exclusão. De santórios às políticas públicas de inclusão houve um longo trajeto. Hoje, se houver crianças ou jovens com alguma deficiência, a escola deve promover sua permanência, garantindo tanto a qualidade da aprendizagem como a sua socialização, e isso em classes regulares - não se admite mais classes diferenciadas (as tais classes ou escolas "especiais"). Se houver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares a escola pode solicitar um intérprete de Libras, por exemplo. Caso sejam poucos alunos, ou um só, é possível montar grupo no período diverso, ou, se for preciso, em outra escola, que servirá de pólo. Existe, ainda, a figura do professor itinerante. O intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pode ensinar a língua de sinais para toda a comunidade escolar - professores, alunos ouvintes, funcionários. Esses profissionais são do denominados AEE - Atendimento Educacional Especializado.
A Nota Técnica da SEESP - Secretaria de Educação Especial do MEC, Nº 11/2010 de 7 de maio de 2010, informa aos sistemas de ensino quanto às orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares, dado que a educação inclusiva está "fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a efetivação do direito de todos à educação, transformando as estruturas educacionais que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e a organização de espaços segregados para alunos público alvo da educação especial."
As ações estão baseadas na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), define, no art. 205, a educação como um direito de todos e, no art.208, III, o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino; na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), publicada pela ONU e promulgada no Brasil por meio do Decreto nº 6.949/2009, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); no Decreto nº 6.571/2008, que dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União para ampliar a oferta do atendimento educacional especializado, regulamentando, no art.9º, para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB; na Resolução CNE/CEB nº 4/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE com função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”. Confira, ainda, a Declaração de Salamanca.
A imagem desta postagem é deste sítio: http://coisasdecajazeiras.blogspot.com/2011/05/professores-do-sertao-sao-capacitados.html
Marcadores:
Direitos,
Educação,
Educação Inclusiva
BBCBrasil.com | Brasil
The Intercept
CartaCapital
Marcadores
2ª Guerra Mundial
ABNT
Acesso a Informação
Adolescentes
Alipio Casali
Allberto Cañas
alterações hormonais
Anarquismo
Animações
Antônio Cândido
Antropologia
Antropologia Social
Aprendizagem Colaborativa
aprendizagem por projetos
APSERJ
Arte e Educação
Atlas Interativo do INPE
Avaliação
Avaliações bimestrais
Baixar livros
Beth Almeida
biblioteca virtual
Bioinformática
Biologia
biologia computacional
bolsa de estudos
Bolsa Sandwish
BRIC
bullying
Calon
Cândido Portinari
Capes
Capitalismo
cartografia cognitiva
Castoriadis
Chiclete com Banana
Chico Buarque
Cibercultura
Cibridismo
Cidadania
Ciência
cigano
Cinema
Clássicos da Sociologia
CmapTools
CNPq
Concepções de Educação
Concurso
Conflito palestinos X judeus.
Congressos Educação e EaD
Construção de Competências
Contracultura
Corinthias
Corrupção no Brasil
Cortella
Cultura
cultura de classe
cultura de massa
Cultura Digital
cultura popular
Currículo
Currículo EaD
Curso Pré-Vestibular on Line
Cursos
dados geo-referencial
dança
Democracia
Dia do Sociólogo
Dia dos Professores
dicionario digitalizado
Didática
Direitos
Ditadura no Brasil
divulgação científica
EaD
Economia
Edgar Morin
Educação
Educação Ambiental
Educação e Tecnologia
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Educação Matemática
EE Nicola Mastrocola
Emile Durkheim
Engels
escudos humanos
Estética dos Anos 1970
Ética
Etnografia
Facebook
fascismo no Brasil
Federação Nacional de Sociólogos do Brasil
Florestan Fernandes
FNSB
Formação de Professores
formação social do Brasil
Fotografia
Futuridade
GeoCapes
globalização
governo
Guerra de Canudos
Guerra do Contestado
História da Educação Brasileira
História e Geografia
Holocausto e II Guerra Mundial
I Colóquio França-Brasil
Idoso
Imre Simon
indústria cultural
início das aulas
Instituto Federal Fluminense
intercâmbio França Brasil
Internet segura
Irena Sendler
Isca de Polícia
Itamar Assumpção
Jackson do Pandeiro
José Armando Valente
Jovem e tecnologia
jovem infrator
Karl Marx
Laboratórios sociais virtuais
Lea Fagundes
Legislação e ensino de Soiologia
literatura brasileira
livros em Braille
lixo eletrônico
Lúcia Santaella
Maio de 1968
Malba Tahan
Manual de Etiqueta Sustentável
mapa conceitual
mapas do conhecimento
Max Weber
MEC
Médicos sem Fronteiras
meio ambiente
memória musical
Metodologia de Pesquisa
Michel Foucault
Midias
Migração
Miguel Nicolelis
Milton Santos
Mônica Salmaso
Música Brasileira
música e educação infantil
Música na Educação Infantil
nazismo
Neurociência
Noel Rosa
Olgária Matos
Oscar Wilde para crianças
Pacifismo
PAN 2007
Paulo Freire
Pedagogia
peixes feminilizados
Pensamento Complexo
Pierre Levy
pioneiro da computação
pobreza
política racial e preconceito
Portal de e-books
Portal Onda Jovem
Portas
Portinari
Povos Indígenas
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio Jovem Cineasta
Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil
professora Amaral Gurgel
Profissão Sociólogo
Programa de Fixação de cientistas
Programa Parlamento Jovem Brasileiro
PROINFO
Projetos de Aprendizagem
PROUNI
Psicologia Cognitivista
PUC-SP
pucsp
ranking das universidades
Redação Científica
Rede Mussi
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Redes Sociais
reforma no Ensino Médio
Relação Brasil - África
religião
Revistas
Rock and Roll
SADEBR
samba
Samba-rock
SciELO
SEESP
Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira
Seminário de Alfabetização
Senado
Sertanejo
Silvio Tendler
situação do professor
Sociologia
Sociologia e Esporte
Studium
TCC
Tecnologia
Tecnologias que Educam
trabalho do sociólogo
transparência
Tv on line
TV UNIVESP/UNESP
UCA
UFES
UFOP
UFSCAR
UNESP
UNICAMP
USP
Utopia e Barbárie
Vanguarda Paulistana
Web2
WebCurriculo
Webquest