Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jogos de Matemática

Pesquisadores da área de Educação Matemática do Câmpus Guaratinguetá da Unesp (Universidade Estadual Paulista), com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), desenvolveram objetos de aprendizagens destinados a popularizar a matemática, são os jogos online destinados a crianças e jovens de 10 a 17 anos, mas agradam ao público de qualquer idade.
“Múltiplos na Balança” e “Cobrindo o Tabuleiro”, baseados em desafios com diferentes níveis de dificuldade com o objetivo de popularizar a matemática São manipulativos virtuais com bom grau de interatividade com o usuário e interface intuitiva, atraente e fácil de usar, com vários recursos como imagens, animações e vídeos, segundo o professor José Ricardo Zeni, coordenador do projeto.
“Cobrindo o Tabuleiro”, baseado no jogo de xadrez e no desafio de proteger a rainha. No módulo “Coordenadas” estabelece analogia com uma planilha eletrônica ou um mapa e “Simetria” explora as simetrias de reflexão do tabuleiro, através dos eixos de simetria que passam pelo seu centro e “Múltiplos na Balança” explora com o problema de como equilibrar uma balança equações Diofantinas. "Cobrindo o Tabuleiro" recebeu o prêmio de melhor software no 4º CONAHPA (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem) realizado em Florianópolis, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Acesse gratuitamente pelo endereço www.feg.unesp.br/difusao/Softwares.htm, mas precisa ter instalado no computador o plugin do Flash Player.
Outras informações podem ser obtidas pelo email boletimdifusao@gmail.com.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas