Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Internet segura

Segurança na Internet
As crianças e adolescentes gostam de usar salas de bate-papo, também chamados "chat", que podem ser perigosos porque os usuários são desconhecidos e podem ser desonestos, o que é preocupante porque podem revelar informações particulares sobre a família e os amigos que poderiam levar a fraudes ou outros crimes.
Riscos
O anonimato da Internet pode tornar a rede perigosa, particularmente para crianças se não são supervisionadas, dado que podem ser seduzidas por estranhos simpáticos que lhes propõem desenvolver uma amizade. Alguém pode fingir ser outro menor que tenha os mesmos interesses com a intenção de atrair o (a) jovem ou criança para um encontro que pode terminar em assédio sexual.
O compartilhar até mesmo pequenas informações pessoais, aparentemente inofensivas, pode causar resultados devastadores. O fraudador pode localizar a vitima apenas com base em seu primeiro nome, gênero e time da escola. Não coloque fotos na rede, pois pode agravar o risco em que você se expõe, ou expõe o menor.
Muitos jogos de Internet permitem chats de voz e texto entre as sessões e, por isso, é prciso redobrar os cuidados com novos "amigos" excessivamente interessados em conseguir seu número de celular, seu endereço ou um encontro pessoal.
As crianças ou adolescentes devem proteger a privacidade de seus amigos e de outros membros da família, e devem cortar as conversas com pessoas que buscam informações. Felizmente, você pode implementar proteções responsáveis para ajudar a garantir que seus filhos tenham experiências seguras, educacionais e divertidas na Internet. (fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1368044-EI4802,00.html)

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas