Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Não confunda música sertaneja com música Sertaneja

O Brasil foi engolido pelos meios de comunicação de massa e pela indústria cultural. A falta de informação de uns, a alienação de outros, geraram um negócio esquisito, que está na esfera da cultura desenraizada e que perdeu a autenticidade - é o que podemos chamar de cultura do povo. Cultura popular é a cultura verdadeira do povo, e o brasileiro está esquecendo. Esquecer é o primeiro passo para a desmobilização e facilita os processos de dominação.
A cultura Sertaneja não é a cultura sertaneja. A Cultura Sertaneja é obrigada a se identificar como música de raiz (isto explica tudo, não?). A palavra "sertaneja" foi sequestrada pela cultura de massa, gerando a tal cultura do povo. É facil saber a diferença. A cultura "sertaneja" é aquela das pessoas fantasiadas de cowboy e cowgirl, o ritmo imitando as músicas country americana, essas coisas tristes e deprimentes.
A verdadeira cultura Sertaneja, a Cultura popular, a cultura resultado e criadora da nossa identidade a gente tem que chamar de raiz, de música caipira. Alguns exemplos:

Vieira e Vieirinha, os reis da Catira:





Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas