Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Não confunda música sertaneja com música Sertaneja

O Brasil foi engolido pelos meios de comunicação de massa e pela indústria cultural. A falta de informação de uns, a alienação de outros, geraram um negócio esquisito, que está na esfera da cultura desenraizada e que perdeu a autenticidade - é o que podemos chamar de cultura do povo. Cultura popular é a cultura verdadeira do povo, e o brasileiro está esquecendo. Esquecer é o primeiro passo para a desmobilização e facilita os processos de dominação.
A cultura Sertaneja não é a cultura sertaneja. A Cultura Sertaneja é obrigada a se identificar como música de raiz (isto explica tudo, não?). A palavra "sertaneja" foi sequestrada pela cultura de massa, gerando a tal cultura do povo. É facil saber a diferença. A cultura "sertaneja" é aquela das pessoas fantasiadas de cowboy e cowgirl, o ritmo imitando as músicas country americana, essas coisas tristes e deprimentes.
A verdadeira cultura Sertaneja, a Cultura popular, a cultura resultado e criadora da nossa identidade a gente tem que chamar de raiz, de música caipira. Alguns exemplos:

Vieira e Vieirinha, os reis da Catira:





Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas