Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

domingo, 20 de novembro de 2011

Condição feminina

44 comentários:

Carol Rodrigues disse...

Marques de Sade só via as mulheres como poções atrativas de carne,sujeitas á liberdade,á luxuria e á maldade de macho,eram escravas sexuais e eventuais parceiras de orgia a quem podia chicotiar,esmurrar,esfolar e até fazer sangrar se houvesse vontade.
D'Holbach e Condorcet fora á favor da educação feminia, mas que hoje não mudo muito coisa,pois ainda há um grande preconceito contra as mulheres nos dias de hoje.Existe mulheres que trabalham no mesmo ramo que homens só que por serem mulheres recebemum salário inferior a eles.
Esse preconceito existe porque os homens pensam que as mulheres são fracas,frágeis,sensíveis e dizem que o seviço delas é cuidar da casa e ficar na beira de um fogão, é complicado quem hoje em dia ainda existe esse preconceito,pois tem muita mulher por ai que é capaz de fazer muita coisa melhor que homens como por exemplo:trabalhar em oficina,arrumar encanamentos,fios de eletricidade serviços que dizem ser só de homens,mas mulheres também são capazes desses tipos de serviços.
Nome:Evelim Caroline Rodrigues Pedroso Numero:11 Série:3F

Anônimo disse...

a mulher na antiguidade era vista como um objeto, elas eram maltradas por eles, mas desde dessa época a mulher vem lutando pelo seu espaço ao sol, pelo respeito dos homens, e essa luta vem surtindo efeito, antes os homens batiam nelas hoje isso é crime, antes as mulheres trabalhavam dentro de casa hoje a mulher esta saindo pra trabalha e ainda ocupando cargos que eram considerados serviço de homem, a mulher esta conseguindo mostra do que ela é capaz, e hoje ela pode dizer que existe sim igualdade. e não é mais vista como um simples objeto e sim como uma pessoa guerreira e batalhadora.
nome:talita campos mendes nº37 3ºF

Anônimo disse...

A mulher está cada vez com mais força na sociedade, onde a cada dia há muitas conquistas com o passar do tempo, durante e historia, no qual ainda hoje há muitas coisas para serem conquistadas.
O mundo no século XXI está totalmente tomado pelo auto poder de desenvolvimento em vários sentidos. No Brasil, em Janeiro de 2011, subiu ao posto a primeira mulher presidente do país. Nos anos anteriores; nos séculos passados a mulher teve um papel muito importante, mas não valorizado.
Movimentos feministas, mulheres que lutavam por um ideal, onde fazem parte da história. Alguns nomes foram esquecidos, pouco lembrados, porém importantes, que contribuíram inclusive para o desenvolvimento da ciência, como Madame Curie, no qual esse ano é homenageada pelo centenário do seu premio Nobel fazendo com que esse ano seja comemorado o ano internacional da química.
Também um direito da mulher não ser descriminada perante o homem, onde tanto como antigamente até hoje, há uma desigualdade muito grande de sexos, onde na mesma profissão exercida o homem é mais valorizado e compensado, uma injustiça que afeta até hoje as mulheres.
A mulher vem alcançando um espaço importante na sociedade, esse resultado é proveniente de lutas e conquistas. Ontem eram apenas donas de casa, hoje se mostram capazes de governar um país.
O mundo evolui e cada vez mais se vê mudanças positivas com relação ao feminismo na sociedade e a postura da mulher vem sendo bem aceita.

Nomes: Aryanne Brasil nº03
Letícia Lima nº28
Luana Gamito nº29 3ºF

Anônimo disse...

a mulher na antiguidade era vista como um objeto, elas eram maltradas por eles, mas desde dessa época a mulher vem lutando pelo seu espaço ao sol, pelo respeito dos homens, e essa luta vem surtindo efeito, antes os homens batiam nelas hoje isso é crime, antes as mulheres trabalhavam dentro de casa hoje a mulher esta saindo pra trabalha e ainda ocupando cargos que eram considerados serviço de homem, a mulher esta conseguindo mostra do que ela é capaz, e hoje ela pode dizer que existe sim igualdade. e não é mais vista como um simples objeto e sim como uma pessoa guerreira e batalhadora.
nome:talita campos mendes nº37 3ºF
nome:lais de oliveira nº24 3ºF

Jéssica e Beatriz disse...

No passado as mulheres não podiam entrar para trabalhar aonde era considerado só serviço para homens, mas aos poucos elas foram lutando pelo seu lugar ao sol e com isso ela deixou de ser dona de casa e cuidar dos filhos e marido para trabalhar para fora e começar a ganhar seu próprio dinheiro e hoje há mulheres que chegam a ganhar igual ou ate mais que alguns homens.
Nada na vida se consegue ficando parado dentro de casa olhando para a televisão tudo tem que ser batalhado para conseguir. Ainda há homens que não deixam ou discriminam quando ve que a mulher esta trabalhando e ganhando bem.
Já se foi a época das mulher ficar na pera da pia lavando louça devemos lutar pelos nosso ideais!

nome: Jéssica Leticia nº 20 3ºf
nome: Beatriz Marques nº 06 3ºf

Franciele disse...

As mulheres antigamente , estavam longe de terem o caminho próprio. Hoje , temos como um grande exemplo a excelentíssima presidente Dilma que nos mostrou que a mulher pode ser o que ela quiser . Sei , que ainda o preconceito é grande , mas com a força de todas, esse preconceito será superado . Várias mulheres que contribuiram para a história feminista , foram esquecidas. Não podemos deixar que isto aconteça. Afinal o homem deve muito á mulher . Franciele Martins n° 15 e Débora Cristina n °09 3°F .

LCD disse...

Como sabemos, a mulher sempre foi discriminada. Ao citar um ícone da ciência, por exemplo, o primeiro nome que vem sempre é o de um homem. Entretanto, como mostram os slides, as mulheres sempre tiveram uma grande importância.
Importância esta que, graças a tal discriminação, sempre foi escondida pelos homens, ou seja, menosprezada.
A mulher, das mais estudadas às menos informadas, são importantes, pois até em seus pequenos atos do seu dia-a-dia ela encontra soluções para os mais diversos problemas nas ocasiões mais diversas possíveis. E são estes pequenos atos que não são reconhecidos. As pessoas, mais precisamente os homens, acham que são 'apenas' ações do cotidiano e que por isso não devem ser levados em conta.
O que eles não percebem é que as soluções encontradas por elas muitas vezes facilitam as suas vidas.
Pois como diria o senso comum: "Atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher."


Larissa D. n°25 3°F
Larissa M. n°26 3°F
Maria Fernanda n°30 3°F

Anônimo disse...

Antigamente a mulher era um ícone de fragilidade, doçura, e por isso tinha uma certa discriminação quanto ao trabalho.Mas também era inteligente, estudiosa. Foi desse ponto que algumas mulheres tomaram partida em mudar essa figura frágil, para seguir suas vidas com um trabalho digno, um salário digno, e outras coisas mais.
Hoje em dia já conseguimos muitos direitos, que antigamente estava longe de ser alcançado, como o direito do voto. Hoje vemos algumas mulheres ganhando melhores salários que homens, mulheres fazendo trabalhos braçais, e trabalham tão bem, ou melhor que os homens.
Daiane Venezuela 3º F
Hingridy Baroli 3º F

Juliana Mingatti disse...

No ano de 2011, a primeira mulher chegou ao governo no Brasil. Será essa uma forma de mostrar que, cada vez mais a força feminina aumenta?! Obviamente que sim.
Temos de observar que ao passar do tempo, a mulher foi considerada um objeto do homem, do qual podia, sem pestanejar, maltratar, abusar e repreender, ou então, praticar o adultério sem que fosse julgado ou penalizado.
Nós mulheres, sempre tivemos papeis importantissimos na sociedade, mesmo que seja naqueles pequenos detalhes do dia- a - dia. Seja em cuidar dos filhos, da casa, ou de outros detalhes. E aquele velho ditado ''a mulher tem que esquentar a barriga no fogão, e esfriar na pia'' já não é mais válido. Muitas multinacionais, grandes empresas, são lideradas por mulheres, o problema é que não são remuneradas de acordo com o cargo que dominam. A diferença entre a vida financeira de um homem e de uma mulher que ocupam o mesmo cargo é gritante, pois mesmo que a força física de algumas mulheres seja menor que dos homens, tende ser pensado na capacidade de racicinio mais rápida e eficaz. A desigualdade ainda é muito grande, mas a luta por uma melhora é maior ainda, e há de vingar todos os anos de repressão e preconceito.

E.E. MONSENHOR GONÇALVES.
JULIANA MINGATTI nº14
PEDRO HENRIQUE ESCABIN nº30
SÉRIE: 3ºD

Anônimo disse...

Antigamente,as mulheres não tinham o direito de votar,não eram valorizadas pelo seu trabalho e ainda por cima recebiam um salário menor que o dos homens,mesmo que tivessem a mesma função que a de um homem,acreditava-se que as mulheres eram menos capazes. E quando chegavam em casa, ainda tinham que cuidar da família. Eram consideradas frágeis,sem valor,uteis apenas para o trabalho doméstico.Hoje o sexo feminino desempenha de forma satisfatória funções que antigamente eram destinadas somente aos homens como, por exemplo, dirigir um ônibus, um trem, um metro e até mesmo um avião. Com esta evolução, o chamado “machismo” foi perdendo o seu espaço e hoje as mulheres não são mais inferiores aos homens.
Caroline Jessie S. Ciquilli nº10,3ºC

Anônimo disse...

As mulheres estam cada vez mais assumindo um papel muito importante na sociedade, antes as mulheres eram vistas como um objeto, hoje em dia elas deixam alguns homens lá em baixo. Antigamente a mulher não podia estudar, e trabalhar em lugares que só “podiam trabalhar homens“, só podiam exercer a função de doméstica, que era cuidar da casa e de seus filhos enquanto o homem trabalhava.Hoje vemos por aí mulheres com diplomas nas mãos, formadas, independentes que também são donas de casas e mães de família, mas estudando e correndo atrás de seus sonhos.Algumas mulheres ganham até mais do que muitos homens; contudo isto podemos dizer que as mulheres são guerreiras, e hoje em dia muito bem consideradas na sociedade, claro que sofrem alguns tipos de preconceito, mas não como antigamente.Por isso nunca desistam de seus sonhos, independente de qualquer coisa corra atrás , e lute pelos seus direitos como mulher !


Nathanny Gerin N° 31 - 3° C

Anônimo disse...

As mulheres antigamente era vista como um objeto apenas pra trabalhar dentro de casa , nos dias de hoje estão todas assumindo seus postos e mostrando que não são um apenas carinhas bonitas e frágil , mas com sua vontade imensa de mostra para o mundo que é capaz de fazer as mesma coisas que os meus começaram a correr atras dos seus objetivos.Hoje a mulheres formadas exercendo as mesma função que os homens , mostrando que também são capazes.Mas como nem todos pensa igual ainda existi homens com preconceito bobos , então mulheres desisti jamais



Gabriela Binatti N°40 - 3ºC

lais disse...

Marques de Sade só via as mulheres como poções atrativas de carne,sujeitas á liberdade,á luxuria e á maldade de macho,eram escravas sexuais e eventuais parceiras de orgia a quem podia chicotiar,esmurrar,esfolar e até fazer sangrar se houvesse vontade.
A mulher vem alcançando um espaço importante na sociedade, esse resultado é proveniente de lutas e conquistas. Ontem eram apenas donas de casa, hoje se mostram capazes de governar um país.
O mundo evolui e cada vez mais se vê mudanças positivas com relação ao feminismo na sociedade e a postura da mulher vem sendo bem aceita.

nome: Ana Elisa de MOraes Ramos n° 02 3°F

Anônimo disse...

Muito antigamente as mulheres eram consideradas somente donas de casa, que apenas poderiam e seriam capazes de ficar cuidando de sua casa.Mas ao longo dos anos as mulheres começaram a se mostrar mais,e a batalhar pelos seus ideais.
Como podemos observar o mundo hoje esta sendo muito bem dominado por mulheres,pois ate temos uma presidente pela 1ª vez na historia,e assim muitas mulheres fazem o mesmo serviço de homens.
Mas enfim,ainda existe muito preconceito com relação as mulheres,em pleno seculo XXI,onde as coisas estão bem avançadas,temos que conviver com esse preconceito "ridiculo" perante a sociedade.
Pois enfim a mulher tem uma grande importancia para a sociedade,por isso somos capazes de tudo sim.
Fabricia Ferreira Basso n°12 3°f

Débora disse...

A mulher com o passar dos séculos e décadas tem tido um papel fundamental na sociedade, onde com a luta se conseguindo a vitória de algumas conquistas tão almejadas, crendo que há muito a se conquistar.
Podemos citar um exemplo da primeira mulher que subio no palco e mostrou que "Mulher também sabe jogar", nossa Presidente Dilma, que com o seu exemplo nos faz acreditar que é possivél sim, um dia sermos igualadas como merecemos e não a um objeto que um ser faz o que quer.
Como vimos no video a mulher sempre ocupou um espaço importante, mas isso por causa da luta como disse contra ao preconceito de vários. Infelizmente isso acontece até hoje, o preconceito que aflinge o tal sexo frágil? Mais será que as mulheres são realmente o sexo frágil?
A resposta está no que estas mulheres nos ofereceram, uma porta para que pudessemos entrar e continuar o que elas conquistaram e o que há de ser conquistado.
Enfim, podemos concluir que a mulher não foi criada pelos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual.

Nome: Débora Cristina de Oliveira
Rodrigues
Nº: 9
Série: 3ºF

iRaphaa disse...

Em um passado não muito distante, a mulher servia como alvo de exploração para os homens. Alegando sua fragilidade quando o assunto era trabalho, homens aproveitavam da situação para dominar as mesmas e fazer uso como se fossem objetos de prazer.
Com o passar do tempo, as coisas foram mudando e tomando proporções diferentes, elas começaram a batalhar por sei liberdade e enxergaram que também mereciam voz ativa na sociedade.
O que antes era visto como objeto de manipulação do homem, hoje se tornou uma grande potencia em meio a sociedade e a cada dia que passa são reconhecidas por seus feitos.
Enfim, hoje se temos preconceitos contra as mulheres, são de seres que ao invés de evoluir com a sociedade está regredindo.

Raphael Vinicius 34 - 3°F

Here has a piece of me disse...

De acordo com o conteúdo estudado, podemos observa a constante luta da mulher pelo seu reconhecimento na sociedade; o seu reconhecimento de suas qualidades que vão alem de sua beleza e sensualidade. A mulher para ser reconhecida pela sua percepção, detalhamento atenção e grande responsabilidade e condições de controle. Já que antigamente era papel da mulher controlar o ambiente familiar a fim de evitar brigas e confusões.
É difícil para sociedade aceitar, principalmente para os homens machistas de que as mulheres têm condições e qualidades que podem e geram melhores condições de trabalho, tanto para funcionários como clientes. No dia-a-dia deparamos com empresas que reconhecem essa diferença e apostam nela, porem participam dessa discriminação com o pagamento diferenciado de mulher e homem, o pagamento de valor menor.
Entretanto, em nossa historia a mulher se manteve sempre presente em decisões ou descobertas, embora aparecessem ocultas para o seu próprio bem, suas gratificações eram passadas para seus maridos ou irmão, a religião/cultura condenava as mulheres que não serviam aos seus maridos e a casa, e essas mulheres iam a luta para quebra desse preconceito e de passos lentos foram e vem mostrando ao mundo como são importantes.
As mulheres hoje podem ter muitos direitos que lhe dão chance de ser uma cidadã, porem, a descriminação como diferença de salário e o serviço que serve para mulher é a nova revolta feminina que vem para ser destruída, e assim estaremos reformando esta sociedade em uma sociedade, mas humana.

Juliane C. Rodrigues nº24
Larissa R. Chiarelli nº26
Serie. 3ºC

Anônimo disse...

O papel da mulher na sociedade sempre foi muito importante,mas mal reconhecido. Mas há algum tempo a mulher vem ganhando seu espaço perante a sociedade,e cada vez mais mostrando sua grande capacidade. Fazendo coisas que antes nao podiam ser feitas por elas.
Claro que preconceitos sempre vao existir,pois a algum tempo atras a mulher tinha que somente ficar em casa e cuidar dos filhos e marido e até perdia seus direitos nao podia dar sua opniao sobre nada,e homem com a condiçao de chefe da casa teria que trabalhar e sustentar a familia.
mas os tempos mudaram e hoje muitas mulheres assumem os cargos que antes era somente para homens.
Portanto,os preconceitos devem ser deixados de lado e tomar consciencia de que a mulher deve sim ter seus direitos e respeito. Afinal quem comanda o Brasil agora é uma grande mulher !



NOME:Franciele Rodrigues Nº 14 3ºE

Anônimo disse...

Salvo raríssimos casos, o homem também não pode escolher se vai trabalhar ou não, diferente da mulher. Trabalhar, para o homem, é obrigação. Segundo a Bíblia, o trabalho foi um castigo dado para Adão, não para Eva. Além disso, as donas-de-casa são privilegiadas. De todos os grupos da população, elas são as que detêm a maior segurança e tempo disponível para dedicar a si próprias. Mesmo nas sociedades modernas, em que as mulheres já estão espalhadas no mercado de trabalho, as funções mais pesadas e sujas são realizadas por homens. Este sempre foi visto como um provedor. A demanda feminina por trabalho era conseguir trabalhos leves, com altas remunerações, enquanto aprontavam. Enquanto os homens continuavam ralando nas fábricas, porque houve intenção atividade política quanto ao trabalho feminino nas fábricas. E desde já a mulher vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho .

Handrey Alves 18 3°F

Anônimo disse...

As principais mudanças que marcam a sociedade contemporânea são aquelas ligadas ao novo papel da mulher.Historicamente,as mulheres estiveram limitadas às vontades masculinas e condenadas por uma sociedade machista que as viam como incapazes de executar trabalhos intelectuais.
No período clássico, por exemplo, a inferioridade da mulher era atestada pela Política de Aristóteles, uma vez que o filósofo acreditava que a mulher devia permanecer em silencio.
Atualmente, as mulheres afirmam seus lugares em profissões anteriormente restritas a homens e , com isso, há um maior poderio delas em diversos segmentos.
A ciência,por exemplo,sempre foi vista como uma atividade realizada por homens.Hoje,há um aumento na participação das mulheres nesta área, e elas certamente têm como precursora a física polonesa Maria Curie- uma famosa personagem da história da ciência.
Enfim, muitas conquistas foram feitas desde o momento em que as mulheres não aceitaram mais tal submissão e buscaram seus lugares na sociedade.No entanto,há um longo caminho para que haja o cumprimento do príncipio constitucional da igualdade. Afinal, ainda existem pessoas com a mesma mentalidade de Aristóteles, mas no século XXI.


Raphael Garbina nº32
Série: 3ºD

Anônimo disse...

Com o passar do tempo as mulheres começou a ter o seu devido falor ,assim começou a ser respeitada pela sociedade e ter os seus direitos como todo cidadao .
A mulher foi muito importante para a sociedade pois teve um olhar diferente em relção as coisas e como sabemos hoje as mulheres tomaram conta de tudo .


NOME: Mateus Marques de Souza Numero 31 3F

Barbara disse...

A mulher teve um passado muito complicado em relação aos direitos socias.Como todos sabemos só puderam trabalhar após muitas revoltas e lutas,até mesmo no modo de se vestirem eram limitadas ao usar peças que a sociedade julgava masculina.Mas mesmo com um passado dificil,cheio de preconceitos e luta.Hoje em dia a mulher tem quase a mesma liberdade que o homem,em alguns aspectos ainda são repreendidas,como o salario,que em certas profissões do homem é mais alto,Porém,ainda sim hoje é uma mulher que governa nosso pais,mostrando que a mulher é tão capaz quanto os homens de se detacar na sociedade
Mônica Viana 3°E

Anônimo disse...

As mulheres antigamente, era tidas como frágeis e submissas. Elas começaram a descobrir a ciencia, mas o laboratório delas era na cozinha, querendo dizer que o lugar da mulher era na cozinha, querendo rebaixa-las. Quando os homens começaram a se interessar pela ciencia, eles contruiram laboratóris para mostrar que eles eram superiores às mulheres, para mostrar que o lugar delas era em casa e não em laborátórios. Mas as mulheres veio se mostrando ao decorrer do tempo, mais dedicada, mais hábil às ciencias e aos serviços. Algumas lutaram para que as mulheres encontrassem um lugar na sociedade, conseguir direitos, como do voto, igualdade de salário e muitos outros direitos conquistados pelas mulheres. Uma das que lutaram foi a Chiquinha Gonzaga. E um exemplo de mulher, é a nossa presidente Dilma, a primeira presidente mulher. E elas conseguiram mostrar a verdadeira força da mulher na sociedade.


Nome: Crislaine Silva nº 13 . 3ºA

Anônimo disse...

As mulheres ate hoje sofrem preconceito. Difícil era mudar aquela imagem de mulher sofredora, frágil, incapaz.
No começo dos tempos aonde os homens iam para guerra e as mulheres cuidavam dos filhos, elas também queriam lutar, conquistar seus direitos e reconhecimento, perante uma sociedade machista. A mulher também conseguiu descobertas cientificas e nem por isso são lembradas como deveriam. Digo que atras de um grande homem existe uma grande mulher, também vale para grandes cientistas como Darwin e Galileu Galilei que contaram muito com suas esposas.
A realidade nos dias de hoje é que á ainda uma diferença entre esses dois sexos. Enquanto um ganha mas o outro menos e efetuando o mesmo serviço.
Liberdade não é uma coisa que se conquista de um dia para o outro e quando começar a mudar para melhor é bem provável que as pessoas não aceite muito bem, pois, mudar uma cultura um pensamento é a mesma coisa que falar que, vermelho e branco é a mesma coisa que rosa. Abrindo os horizontes e quebrando tabus iram descobrir que todos somos iguais e temos o mesmo direito á liberdade.
Assim perceber que vermelho e branco juntos ira dar a cor rosa, da mesma forma que homens e mulheres unidos iram dar igualdade.
Leticia Guimarães Dias De biagi numero 24 3A

William Hipolito de Camargo disse...

Antigamente a mulher era tratada como se fosse um animal,um objeto,a mulher era usada para a satisfaçao sexual do homem,para o deveres domestico,e isso era justificada pela fragilidade que ela sempre apresentou e de uma certa forma apresenta.A partir da decada de 60 e 70 que elas se organizaram para reinvindicarem seus direitos.Em 1932 elas deram um grande passo na sociedade,conseguiram o direito ao voto.Desde então, a cada dia que passa elas dão um passo maior na sociedade e em 2010 foi o maior deles quando uma mulher assumiu a presidencia do Brasil.

EE MONSENHOR GONÇALVES
NOME:WILLIAM HIPOLITO DE CAMARGO
NUMERO:38 SERIE: TERCEIRO B

William Hipolito de Camargo disse...

Antigamente a mulher era tratada como se fosse um animal,um objeto,a mulher era usada para a satisfaçao sexual do homem,para o deveres domestico,e isso era justificada pela fragilidade que ela sempre apresentou e de uma certa forma apresenta.A partir da decada de 60 e 70 que elas se organizaram para reinvindicarem seus direitos.Em 1932 elas deram um grande passo na sociedade,conseguiram o direito ao voto.Desde então, a cada dia que passa elas dão um passo maior na sociedade e em 2010 foi o maior deles quando uma mulher assumiu a presidencia do Brasil.

EE MONSENHOR GONÇALVES
NOME:WILLIAM HIPOLITO DE CAMARGO
NUMERO:38 SERIE: TERCEIRO B

William Hipolito de Camargo disse...

Antigamente a mulher era tratada como se fosse um animal,um objeto,a mulher era usada para a satisfaçao sexual do homem,para o deveres domestico,e isso era justificada pela fragilidade que ela sempre apresentou e de uma certa forma apresenta.A partir da decada de 60 e 70 que elas se organizaram para reinvindicarem seus direitos.Em 1932 elas deram um grande passo na sociedade,conseguiram o direito ao voto.Desde então, a cada dia que passa elas dão um passo maior na sociedade e em 2010 foi o maior deles quando uma mulher assumiu a presidencia do Brasil.

EE MONSENHOR GONÇALVES
NOME:WILLIAM HIPOLITO DE CAMARGO
NUMERO:38 SERIE: TERCEIRO B

KAROLZINHA disse...

Nome: Monise Caroline Nº27 serie: 3ºA




Na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas na contemporaneidade. Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizadas pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o seu acesso às posições estratégicas em suas profissões
E a alguns tempos atrás a mulher ela era vista como um ser que não tinha valor que simplesmente podiam bater ou fazer oque eles bem entendia hoje não a mulher tem alcançado muito objetivo e tem um grande papel na sociedade
Ao longo das últimas décadas do século XX, as conquistas sociais femininas e no mercado de trabalho foram muitas, no entanto ainda está aquém do ideal. As mulheres têm hoje maior participação, não só no mercado de trabalho, como também nas esferas política e econômica e elas já estão mais à vontade e escolhem de forma mais livre com quem e como querem estabelecer suas relações conjugais.Desde os primórdios da humanidade que a mulher tem lutado pelos seus direito,tem lutado por uma vida melhor ,pelo seu reconheçimento.
Varias mulheres contribuiram para a historia feminista e algumas foram esquecidas,não podemos esquecer-lás.

Tainan F. S. Lima disse...

Desde aos tempos antigos aos tempos modernos a mulher começou a ocupar espaço na sociedade.Antigamente a mulher era vista somente como um objeto aos olhos dos Homens e da Sociedade, mas aos poucos a mulher foi conquistando seu espaço e sendo reconhecida cada vez mais conseguindo passar de somente uma dona de casa para uma mulher mais respeitada e trabalhadora.
Mas a luta da mulher não pará.Mesmo nos dias atuais as mulheres vão lutando pelos seus direitos e reconhecimento da sociedade,e tambem pela maior igualdade sobre os Homens.
nome: Tainan Ferreira dos Santos Lima nº:35
SÉRIE: 3ºD

Renata Miranda disse...

Professora por que meu comentario nao foi postado se eu fui na opção postar comentario? Vou tentar novamente mas e se não der certo? Renata 3ºC n°36

Renata Miranda disse...

Antigamente as mulheres não tinham seu espaço no mercado de trabalho, não tinham o direito de votar, era só ficar em casa, cuidando dos filhos, do marido. Mas com o movimento feminista a mulher conquistou o direito de votar, trabalhar em fabricas de tecelagem. No inicio tinha muito preconceito, pois os homens não aceitavam ver sua mulher trabalhando fora de casa. Hoje a mulher ja conquistou muitas profissões, de secretária, à pedreira. Mas ainda existe um pouco de preconceito, pois as mulheres ganham menos que os homens mesmo exercendo a mesma profissão. Mas agora isso pode mudar, afinal as mulheres é que movem o mundo, sem nós o mundo não seria nada.

Renata Miranda disse...

3º C nº 36 Renata Miranda da Silva Leonardo

Paloma Ferreira Ponciano disse...

Antigamente as mulheres não eram vistas como cidadãs, pois não tinham direito de votar e também eram consideradas um sexo frágil e que o papel delas eram de se dedicar inteiramente aos filhos e a casa enquanto os homens tradicionalmente tinha a responsabilidade de sustentar a família. Com o passar dos tempos as mulheres queriam ter o seu espaço na sociedade e com isso foi criado o Movimento Feminista, onde conseguiram o direito ao voto e ter as mesmas condições de trabalho que os homens.Hoje em dia, a mulher vem conquistando mais espaço profissional na sociedade em que vive, onde elas podem trabalhar em áreas que antigamente só eram exercidas pelos homens, porém mesmo exercendo a mesma profissão as mulheres continuam sendo desvalorizadas através do sálario que é muitas vezes é desproporcional ao dos homens.

Nome: Paloma Ferreira Ponciano
Nº: 33
Série: 3°C

Anônimo disse...

Nos dias a hoje a mulher vem conseguindo o seu espaço como a Presidente Dilma,com a eleição dela podemos chegar a conclusão de que a mulher aos poucos está conseguindo ter um lugar importante na sociedade.
Ainda existe algum preconceito contra as mulheres,mas aos poucos podemos mudar isso é só nós termos força de vontade para lutar pelo o que queremos.Porque nós mulheres também temos o direito de se iguala na sociedade.
Nome:Evelim Caroline N:11 Série:3F

Bruna disse...

Bruna Maria diz: por traz do nossos belos direitos adquiridos ao longo da nossa historia brasileira estão grandes nomes mulheres que ate mesmo deram sua vida;para que hoje tivéssemos total liberdade.uma dessas mulheres foi Lady Ranelagh que lutou grandemente para que a nossa historia se torna-se hoje uma historia de grande valor.mas ainda temos que lutar muito fazer valer o grande esforço de muitas mulheres que marcou a historia brasileiras.
Nome: Bruna Maria
3º C
número: 05
Monsenhor Gonçalves

Anônimo disse...

Antigamente as mulheres não eram vistas como cidadãs, pois não tinham direito de votar e também eram consideradas um sexo frágil e que o papel delas era como uma empregada dos homens ele achava que as mulheres só serve pra cuida de casa,fica com a barriga no fogão cuida das crianças só pra isso que eles acha que nós mulher serve eles não da o valor que nós merece.
A mulher aos poucos foi criando espaço na sociedade mais não mudo muita coisa não ela trabalha dentro de casa ainda e assim mesmo trabalha pra fora cuida dos filhos e mesmo assim os homens não da o valor que nos merecemos nas empresas os nosso salário não é igual a de um homem nós ganha o tanto que eles acha que nós merecemo ainda tem preconceito contra mulheres trabalha igual os homens por nós ser um sexo frágil e delicadas nem poriso tem que descrimina uma mulher nos mercado de trabalho.


Nome:Jéssica Leara da Silva Gomes
Nº 21
Serie:3ºC

Junior disse...

Antigamente a historia da mulher em si , era muito pobre , ou seja , a mulher raramente servia de inspiração para a sociedade , hoje em dia não podemos mais dizer isso , hoje os tempos são outros. As mulheres aprenderam a conquistar seu espaço, aprenderam a batalhar por seus direitos , e isso reflete diretamente na historia , para comprovar , ja temos a primeira Presidenta , temos Ministras, Executivas , enfim , um arsenal de cargos que antigamente seriam cargos apenas de homens , hoje ocupados por mulheres. Já se foi o tempo em que as mulheres cuidavam só da sua familia e do lar , hoje o mundo pertençe a todos.

Nemeis Junior
3°C n°32

Guilherme Gonçalves 3°F disse...

A imagem e a frase retrada o verdadeiro valor que a mulher hoje tem na sociedade,com muita luta,muito esforço e perseverança a mulher conseguiu ter o direito igual ao de todos,pois antigamente,nao era permitido a mulher ter direito de nada,nem do voto,nem de poder ficar com seu bebe ou de sair na rua,mas com a revoluçao houve melhorias justas para elas e hoje ainda acredito que falta condiçoes melhores para elas,nao é justo a mulher ter o mesmo emprego trabalhar igual ou ate mais que o Homem e ganhar menos,essa é uma causa que deve ser conquistada pelas mulheres ainda.Mas hoje as mulheres tem seus verdadeiros direitos igual a todos temos.

Graziella Sampaio disse...

A Mulher na sociedade antiga sempre foi vista como o sexo frágil da relação, as mulheres não tinham direitos, eram vistas em várias culturas (e ainda hoje é assim em algumas) como animais de submissão ao homem e eram tratadas apenas por prestar trabalhos, tais como: cozinhar, lavar , tratar dos filhos e cuidar da casa.
Desta forma eram submissas, sem grande valor, dependentes do homem, não sabiam decidir, não sabia pensar, a única preocupação era com a casa, a educação, a saúde e o bem-estar dos filhos e familiares. Elas não exerciam funções muito importantes, isso devido a suas características físicas mais frágeis. Elas não tinham muitas capacidades para as guerras e nem para os trabalhos árduos, embora o fizessem também. Sempre houve a posição homem x mulher.
Essa posição do homem e da mulher foi sempre aceita como resultado de um consenso natural, da mesma natureza do consenso que, no entender ,levou à constituição e estruturação da sociedade com um governo que lhe garantiria justiça e proteção contra o inimigo. O consenso social em relação ao status da mulher estabelecia sua responsabilidade social segundo as responsabilidades imanentes a seus predicados de maternidade e sentimento inato de amor e proteção dos filhos. Desta forma as mulheres eram discriminadas de modo indireto, onde na visão feminina eram apenas protegidas e por isso não exerciam papeis de grandes decisões, como votar, trabalhar e ter oportunidades iguais ao dos homens.
“Oportunidade para todas e todos! “
Só nos meados do século XIX é que as mulheres se começaram a emancipar e a evoluir dentro da sua liberdade humana. Hoje a mulher é bem diferente. Quer ser ela mesma, ter liberdade, construir a autoestima, contribuir para mudar o mundo e ter acesso aos direitos do ponto de vista civil, social, econômico, político, etc. hoje em dia formadoras de opinião, as mulheres decidem desde a comida até os investimentos da família. Na profissão também cresceram. Vê-las em pontos de comando e em carreiras tidas como masculinas já não causa espanto na sociedade!
A mulher é o sexo frágil? Não mesmo!! Se não fosse pela sua força de vontade ela não teria chegado até onde chegou!! Nos ainda seriamos submissas ao verdadeiro sexo frágil!

E.E Monsenhor Gonçalves
NOme: Graziella Dos Reis Sampaio
nº: 13 3C

Franciele Zanini disse...

Antigamente as mulheres eram instruídas para servirem a seus maridos e se dedicarem aos filhos. Ela era educada desde criança a cozinhar, limpar a casa,costurar, lavar a louça, etc. As mães lhes falavam que o papel da mulher na familia e sociedade era cuidar dos filhos, do marido, e aceitar sempre as designaçoes rigorosas impostas pelos homens da família.
Com o passar dos anos, isso vem mudando, de acordo com o movimento feminista realizado no final do sec XIX e inicio do sec XX.
A mulher conquistou o direito de estudar, votar, trabalhar e expor os seus próprios sentimentos perante um determinado assunto e hoje elas possuem os mesmos direitos, as mesmas obrigações e o mesmo espaço no mercado de trabalho, com salários compatíveis ou superiores ao dos homens. Ou seja, de submissa e dependente do homem, passou a ser livre, independente e autônoma, porem ainda hoje, mesmo com todas essas conquistas e mudanças no modo de viver das pessoas ainda há descriminações, violencia contra mulher e desvalorização do carater feminino.
Um bom exemplo em nosso país de superação ao preconceito e ao senso comum sobre a mulher e sua capacidade, é que hoje temos uma PRESIDENTA, Dilma Rousseff.

E.E Monsenhor Gonçalves
FRANCIELE ZANINI PEREIRA Nº 40 - 3ºB

Anônimo disse...

A mulher na antiguidade era muito diferente do que hoje, antes elas não podiam voltar, seu salário era menor que o dos homens, mesmo que o serviço era o mesmo, eram submissas aos homens ao ponto de até deitar no chão, para eles passarem por cima, e ainda tinha sua casa para cuidar da família.
Mas atualmente, o avanço feminino ia crescendo, frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los assim como os indivíduos do sexo masculino, o que evidencia o erro de descriminar e diminuir o sexo feminino privando-o a apenas poucas tarefas (domésticas).

A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. A fragilidade da mulher, ou melhor, a sensibilidade da mulher, tem grande colaboração nas influências humanas que se tenta propagar na atualidade, pois, como se sabe, o mundo passa por transformações rápidas e desastrosas que precisam de mudanças imediatas. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um.

A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto. Hoje as mulheres tem sua opnião própria e quando se trata se crescer na vida, elas lutam sem olhar as barreiras e preconceitos.


E.E Monsenhor Gonçalves
Jaqueline Cristina Costa, Nº 20 -3ºB

Anônimo disse...

Vivemos numa sociedade machista, onde as mulheres sempre foram discriminadas, sofrendo preconceito. Porém, hoje essa discriminação é menor, as mulheres lutaram, sofreram, e conseguiram resultados, na sua luta feminista.
Mulheres sempre goram importantes para a sociedade... Sempre tiveram muita importância, como mostram os slides. Hoje, temos até uma mulher no cargo principal e mais importante do país (presidência).
Alcançando seu espaço cada vez mais na sociedade.

Anônimo disse...

Vivemos numa sociedade machista, onde as mulheres sempre foram discriminadas, sofrendo preconceito. Porém, hoje essa discriminação é menor, as mulheres lutaram, sofreram, e conseguiram resultados, na sua luta feminista.
Mulheres sempre goram importantes para a sociedade... Sempre tiveram muita importância, como mostram os slides. Hoje, temos até uma mulher no cargo principal e mais importante do país (presidência).
Alcançando seu espaço cada vez mais na sociedade.

Anônimo disse...

Vivemos numa sociedade machista, onde as mulheres sempre foram discriminadas, sofrendo preconceito. Porém, hoje essa discriminação é menor, as mulheres lutaram, sofreram, e conseguiram resultados, na sua luta feminista.
Mulheres sempre goram importantes para a sociedade... Sempre tiveram muita importância, como mostram os slides. Hoje, temos até uma mulher no cargo principal e mais importante do país (presidência).
Alcançando seu espaço cada vez mais na sociedade.


Vinícius C. Marques ~nº39, 3ºF

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas