Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Viva o Pará!

Por que o Pará cantou o Hino Nacional Brasileiro?
Eu não assisti ao jogo do Brasil contra a Argentina. Faz tempo que me irrito com as loas a jogadores medíocres tidos como bons, e bons jogadores tomados como craques. Mas craque, mesmo, é o povo brasileiro.
Dica de um amigo, fui conferir o vídeo e a matéria sobre o jogo que parece ser menos interessante que o público que foi assisti-lo - a torcida paraense deu show de civilidade no Estádio Mangueirão.
"Cessou a amostra instrumental do Hino Nacional, mas o povo resolveu seguir até o fim da primeira parte da composição, à capela. As imagens de TV mostram o povo feliz com a saudável molecagem, orgulhoso, muitos com as mãos sobre o peito.
São crianças, jovens, idosos, gente negra, branca, índios, representantes da comunidade nipônica e, certamente, a linda mistura de tudo isso. O craque Neymar, ele próprio tão espetacularmente miscigenado, comove-se com a cantoria, marcada na percussão das palmas sincronizadas. Comoção bem comovida. Talvez, mais do que a festa, seja conveniente tomar esse espetáculo como lição para o Sul-Sudeste, onde o Hino é frequentemente ultrajado pelos torcedores, especialmente pelos filhos das elites, sempre envergonhados de sua nacionalidade".
Confira o texto: (http://esquerdopata.blogspot.com/2011/09/por-que-o-para-cantou-o-hino-nacional.html) e veja:

Leia mais em: O Esquerdopata: Por que o Pará cantou o Hino Nacional Brasileiro?

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato o Brasil continua parecendo ser o país do Futebol para quem só tem acesso ao oligopólio das midias do SE! Maria Teresa

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas