Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

domingo, 25 de setembro de 2011

Tributação X Sonegação no Brasil

Os dados da carga tributária de 183 países relativa a 2010 foram compilados (confira https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AuERPic3WeZGdHdfcXA3M0pkQW4yd3VTS0NVc2FPRkE&hl=pt_BR#gid=1), por José Antonio Meira da Rocha. A primeira tabela apresenta a taxa de impostos relativa ao Produto Interno Bruto, o PIB, são dados da conservadora The Heritage Foundation. O Brasil ficou no 31º lugar, são 30 países com carga tributária maior que a taxa brasileira. Só que entre estes 30 países, 27 são de grande desenvolvimento humano, na maioria europeus. A segunda tabela refere-se aos países ordenados pela arrecadação per capita. O Brasil está em 52º lugar, recolhendo 5 vezes menos que os países desenvolvidos.
Impossível ter nível de vida de escandinavo com arrecadação de emergente, como afirma José Antônio. Estudo da Fundação Getúlio Vargas demonstra que a corrupção impacta 02% e anualmente, a sonegação fiscal chega a 200 bilhões de reais, ou seja, a sonegação 28 vezes maior que a corrupção. Desconfiem do "movimento Cansei". fonte: http://contextolivre.blogspot.com/2011/09/brasil-em-31-no-ranking-da-carga.html?spref=tw
José Antonio Meira da Rocha é jornalista e professor, mestre em Mídias, especialista em Informática na Educação. Professor de Jornalismo Online, Planejamento Gráfico e Mídias digitais.

Um comentário:

Web Currículo disse...

Olá Maria Cristina!

Excelente iniciativa de utilizar o blog como espaço para partilha, discussão de ideias e reflexões.

Aproveitamos a oportunidade e a convidamos a visitar o blog do Web Currículo (http://webcurriculo.wordpress.com/) estabelecendo um diálogo conosco.

Att

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas