Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

domingo, 18 de setembro de 2011

István Mészáros e o Marxismo

István Mészáros, filósofo húngaro e professor emérito de Filosofia da Uni­versidade de Sussex, tem como preocupação a crise estrutural do capital e as possibilidades de emergência de uma sociedade alternativa. É considerado um dos principais pensadores mar­xistas atuais.
Em 2011 esteve em nosso país e fez várias conferências nas cidades de São Paulo, Salvador, Fortaleza e Rio de Ja­neiro, como parte do evento de lançamento de dois de seus li­vros: István Mészáros e os desafios do tempo histórico e Estrutura social e formas de consciência. Para ele, a crise econômica mundial iniciada em 2007 com a crise imobiliária norte-americana, tem como fundamento a questões estruturais do capitalismo e, para superá-las, é preciso pensar alternativas a este modo de produção. Em seu entender, o socialismo é uma possibilidade a despeito dos problemas históricos das experiências anteriores nesta direção. No link http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESSO/edicoes/36/artigo226641-1.asp?o=r é possível ler sua entrevista para o Portal Ciência e Vida na íntegra.

Nenhum comentário:

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas