Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cultura

Pessoal do segundo ano: este é o material que trabalhei na sala de vídeo, ok?
As músicas que utilizei foram "Chiclete com Banana", do Jackson do Pandeiro, e "Jack soul brasileiro", de Lenine. As duas músicas também estão no blog.

Essa música do Lenine é o que podemos chamar de cultura de classe e cultura popular. Lenine canta Jack Soul Brasileiro em homenagem à Jackson do Pandeiro, o inventor do samba-rock e verdadeiro revolucinário da música popular brasileira:


Cultura de Classe: Chiclete com Banana - Jackson do Pandeiro
A primeira vez que se emprega o termo "samba-rock" foi em 1959, Jackson do Pandeiro gravou o samba de Gordurinha e Almira Castilho, "Chiclete com banana", um de seus maiores sucessos e regravado anos mais tarde por Gilberto Gil. Neste vídeo raro, Jackson canta e conta como inventou seu nove:


Eu só boto be-bop no meu samba
Quando o Tio Sam tocar num tamborim
Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba
Quando ele aprender que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim
Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop
Eu quero ver a confusão
Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop
Olhe o samba rock, meu irmão
É, mas em compensação
Eu quero ver o boogie-woogie de pandeiro e violão
Quero ver o Tio Sam, de frigideira
Numa batucada brasileira

Capital cultural é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdier. É dever da escola pública ampliar o capital cultural dos estudantes de maneira a minimizar os fatores de desigualdade social, contribuindo com sua emancipação e empoderamento na medida em que ao ampliar seu capital cultural, ampliam a compreensão da realidade:

Um comentário:

Heryclis nc disse...

Professora, queria saber sobre o video do Gustavo, é sobre o assunto que voce tratou nas aulas?... sobre alienação e como a escola molda as pessoas.

link do video: https://www.youtube.com/watch?v=qrXk_U0aORo

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

bolinhas bolinhas