O que é Anarquismo?
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo Михаил Александрович Бакунин),Bakunin, sistematizou que comporiam a ideologia anarquista, que em grego (ánarkhos) significa "sem governo".
Concepção libertária, defende a ruptura com todas as formas de autoridade política e religiosa, a propriedade privada, normas institucionais que limitem a liberdade do indivíduo em sociedade e na esfera da vida privada, por isto é compreendida como ideologia individualista, ainda que a vida social se realize em uma comunidade fraterna, com a supressão de todas as formas de dominação e opressão da sociedade moderna e em seu lugar teríamos uma comunidade mais fraterna e igualitária, resultado de um esforço individual a partir de um árduo trabalho de conscientização.
No século XX surgiram os núcleos comunitários,denominados "ateneus", com o objetivo de receber adeptos e servir de aprendizagem e aperfeiçoamento intelectual aos membros dos movimentos anarquistas.
Critica a propriedade privada e o Estado burguês e, desta forma, contribuiu para a conscientização e mobilização das massas proletárias, ou operariado; guardam semelhanças com o socialismo ao criticar a sociedade e o Estado burguês e a propriedade privada, na defesa defesa das classes subalternas e na luta de classes. No Brasil, a Colônia Cecília, fundada por imigrantes italianos em 1890,foi a primeira experiência brasileira desse tipo. Aliás, foram os imigrantes europeus, principalmente os italianos e espanhóis, que trouxeram para cá a concepção anarquista e foram os anarquistas organizaram os primeiros movimentos operários e sindicatos trabalhistas autônomos, liderando as greves de 1917, 1918 e 1919, ocorridas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Perfil
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, especialista em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e Educação à Distância. Mestre em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora aposentada pela SEESP (Sociologia) e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.
terça-feira, 21 de junho de 2011
BBCBrasil.com | Brasil
The Intercept
CartaCapital
Marcadores
2ª Guerra Mundial
ABNT
Acesso a Informação
Adolescentes
Alipio Casali
Allberto Cañas
alterações hormonais
Anarquismo
Animações
Antônio Cândido
Antropologia
Antropologia Social
Aprendizagem Colaborativa
aprendizagem por projetos
APSERJ
Arte e Educação
Atlas Interativo do INPE
Avaliação
Avaliações bimestrais
Baixar livros
Beth Almeida
biblioteca virtual
Bioinformática
Biologia
biologia computacional
bolsa de estudos
Bolsa Sandwish
BRIC
bullying
Calon
Cândido Portinari
Capes
Capitalismo
cartografia cognitiva
Castoriadis
Chiclete com Banana
Chico Buarque
Cibercultura
Cibridismo
Cidadania
Ciência
cigano
Cinema
Clássicos da Sociologia
CmapTools
CNPq
Concepções de Educação
Concurso
Conflito palestinos X judeus.
Congressos Educação e EaD
Construção de Competências
Contracultura
Corinthias
Corrupção no Brasil
Cortella
Cultura
cultura de classe
cultura de massa
Cultura Digital
cultura popular
Currículo
Currículo EaD
Curso Pré-Vestibular on Line
Cursos
dados geo-referencial
dança
Democracia
Dia do Sociólogo
Dia dos Professores
dicionario digitalizado
Didática
Direitos
Ditadura no Brasil
divulgação científica
EaD
Economia
Edgar Morin
Educação
Educação Ambiental
Educação e Tecnologia
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Educação Matemática
EE Nicola Mastrocola
Emile Durkheim
Engels
escudos humanos
Estética dos Anos 1970
Ética
Etnografia
Facebook
fascismo no Brasil
Federação Nacional de Sociólogos do Brasil
Florestan Fernandes
FNSB
Formação de Professores
formação social do Brasil
Fotografia
Futuridade
GeoCapes
globalização
governo
Guerra de Canudos
Guerra do Contestado
História da Educação Brasileira
História e Geografia
Holocausto e II Guerra Mundial
I Colóquio França-Brasil
Idoso
Imre Simon
indústria cultural
início das aulas
Instituto Federal Fluminense
intercâmbio França Brasil
Internet segura
Irena Sendler
Isca de Polícia
Itamar Assumpção
Jackson do Pandeiro
José Armando Valente
Jovem e tecnologia
jovem infrator
Karl Marx
Laboratórios sociais virtuais
Lea Fagundes
Legislação e ensino de Soiologia
literatura brasileira
livros em Braille
lixo eletrônico
Lúcia Santaella
Maio de 1968
Malba Tahan
Manual de Etiqueta Sustentável
mapa conceitual
mapas do conhecimento
Max Weber
MEC
Médicos sem Fronteiras
meio ambiente
memória musical
Metodologia de Pesquisa
Michel Foucault
Midias
Migração
Miguel Nicolelis
Milton Santos
Mônica Salmaso
Música Brasileira
música e educação infantil
Música na Educação Infantil
nazismo
Neurociência
Noel Rosa
Olgária Matos
Oscar Wilde para crianças
Pacifismo
PAN 2007
Paulo Freire
Pedagogia
peixes feminilizados
Pensamento Complexo
Pierre Levy
pioneiro da computação
pobreza
política racial e preconceito
Portal de e-books
Portal Onda Jovem
Portas
Portinari
Povos Indígenas
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio Jovem Cineasta
Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil
professora Amaral Gurgel
Profissão Sociólogo
Programa de Fixação de cientistas
Programa Parlamento Jovem Brasileiro
PROINFO
Projetos de Aprendizagem
PROUNI
Psicologia Cognitivista
PUC-SP
pucsp
ranking das universidades
Redação Científica
Rede Mussi
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Redes Sociais
reforma no Ensino Médio
Relação Brasil - África
religião
Revistas
Rock and Roll
SADEBR
samba
Samba-rock
SciELO
SEESP
Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira
Seminário de Alfabetização
Senado
Sertanejo
Silvio Tendler
situação do professor
Sociologia
Sociologia e Esporte
Studium
TCC
Tecnologia
Tecnologias que Educam
trabalho do sociólogo
transparência
Tv on line
TV UNIVESP/UNESP
UCA
UFES
UFOP
UFSCAR
UNESP
UNICAMP
USP
Utopia e Barbárie
Vanguarda Paulistana
Web2
WebCurriculo
Webquest