Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

Pedagogia

Turma de Avaliação Escolar - vamos trabalhar com estes textos:
Luckesi
http://www.derita.com.br/antigo/comunicados_2013/anexo_255_avaliacao_da_aprendezagem_escolar.pdf
Perredoud
http://cursoslivresestacio.webaula.com.br/Cursos/LIV023/docs/05DSC05_AULA09_Perrenoud.pdf
Hoffmann: pegar o livro na biblioteca ou ir ao xerox

Turma: Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação - o material a ser utilizado nas aulas estão aqui:
Moacir Gadotti = ler capítulos II e III
http://pt.scribd.com/doc/179499006/Concepcao-dialetica-da-educacao-Moacir-Gadotti-pdf#scribd
Demerval Saviani = vamos ler o livro todo
 
do Tedesco vamos ler capital cultural: Sociologia da educacao
 
 
Planos de Disciplina:

1) Avaliação Educacional
Ch:      40             Periodo          3
Ementa: A Medida E Avaliação Do Rendimento Escolar: Concepções, Fundamentos E Prática Social. O Planejamento, A Organização E A Aplicação Na Realidade Escolar Brasileira. A Formação Do Educador E A Prática Da Avaliação.
Objetivo Geral: Discutir A Concepção De Avaliação Enquanto Processo Contínuo E Como Meio De Intervir No Processo Educacional, Levando O Aluno A Ter Uma Visão Construtivista Do Erro.
Sistema De Habilidade: Levar O Futuro Professor A Compreender As Diversas Configurações Teóricas Acerca Do Processo Avaliativo, Bem Como As Imprecisões Que A Terminologia ¿Avaliação¿Carrega.Discutir O Desafio Do Profissional Em Utilizar-Se Da Avaliação Como Instrumento De Mediação Do Conhecimento, Rompendo Com A Abordagem Punitiva. Analisar Os Conhecimentos Da Disciplina Ministrada E Confrontar A Teoria E Prática, Sobretudo Em Relação Ao Discurso Do Professor
Conteúdo Programático: Avaliação E Construção Do Conhecimento. Configurações Teóricas. Imprecisões Da Terminologia. Avaliação E os Instrumentos. Avaliação Como Mediação. Uma Visão Construtivista Do Erro. Avaliação Na Educação Infantil. A Escola E As Concepções De Avaliação. O Re-Significado Da Avaliação Na Escola. A Prática Avaliativa E O Exercício Do Poder. As Relações Técnico-Político-Pedagógicas Da Prática Educativa. Avaliação Escolar E Democratização: O Direito De Errar.
Sistema De Avaliação:
Objetivo: 1ºAvaliação Escritacapacidade De Identificar As Várias Concepções Sobre Avaliação. Compreender A Avaliação Como Processo De Mediação Entre O Conhecimento E O Educando. 2ºAvaliação Escritaordenar Os Conhecimentos Sobre A Avaliação Na Educação Infantil E Sua Importância Para O Processo Educacional. Exameavaliação Escritacompreender A Avaliação Como Processo E Não Como Fim, Respeitando As Diferenças De Classe Social, Levando A Democratização Do Saber. Avaliar Como Positiva A Visão Positiva Do Erro No Processo De Aprendizagem.
Bibliografia
Basica:
Hoffmann, Jussara   Avaliacao Mediadora: Uma Pratica Em Construcao Da Pre-Escola A Universidade 2010
Luckesi, Cipriano C.  Avaliacao Da Aprendizagem Escolar  2010
Perrenoud, Philippe   Avaliacao: Da Excelencia A Regulacao Das Aprendizagens Entre Duas Logicas  1999
Complementar
Romao, Jose Eustaquio. Avaliacao Dialogica: Desafios E Perspectiva.  2003
Afonso, Almerindo Janela. Avaliacao Educacional: Regulacao Emancipacao 2000
Vermelho, Washington Luiz. Avaliacao De Aprendizagem 
Sousa, Clarilza Prado De (Org).  Avaliacao Do Rendimento Escolar. 2010
Rubi, Tattyany Roberta B. Avaliacao Mediadora: Uma Pratica Em Construcao Da Pre-Escola.    
  
2) FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO II  
CH:  80  PERIODO  2 
Ementa:  OS PROCESSOS EDUCACIONAIS NO BRASIL E AS TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS (FUNCIONALISMO, TEORIAS DE REPRODUÇÃO E MATERIALISMO HISTÓRICO) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS EDUCACIONAIS. A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS. OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃO FORMAIS E AS NOVAS DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA.
OBJETIVO GERAL: CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS E ALUNAS, OFERECENDO-LHES UM ESPAÇO DE ESTUDO E REFLEXÃO TEÓRICA QUE FACILITE A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS ESSENCIAIS DA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA QUE OS CAPACITE PARA ANALISAR CRITICAMENTE A REALIDADE NA QUAL ESTÃO INSERIDOS OS PROCESSOS DE INTERVENÇÃO DO PEDAGOGO.  
III. 3.MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO – CLASSES SOCIAIS – RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO – MAIS-VALIA – TRABALHO – MERCADORIA – ALIENAÇÃO – CONSCIÊNCIA DE CLASSES  
AS CONTRBUIÇÕES DE PIERRE BOURDEAU E PASSARON  
IV. 4.GRAMSCI – ESTRUTURA E SUPERESTRUTURA DO BLOCO HISTÓRICO – HEGEMONIA  
AS CONTRIBUIÇÕES DE LUIS ALTHUSSER PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DE CLASSES    
V. A CONCRETIZAÇÃO DE UM PENSAMENTO PRÓPRIO: FLORESTAN FERNANDES
VI. CONCEITOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA: 1.PROCESSOS SOCIAIS E SOCIALIZAÇÃO. 2.IDEOLOGIA. 3.DIVISÃO SOCIAL, CLASSES SOCIAIS, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E CONFLITO SOCIAL.  
VI. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A COMUNIDADE ESCOLAR.    
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
OBJETIVO DA AVALIAÇÃO: DIAGNOSTICAR O GRAU DE COMPREENSÃO DOS ALUNOS NO QUE CONCERNE A APREENSÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS E SUA CAPACIDADE DE ANALISAR CRITICAMENTE A REALIDADE NA QUAL SE INSERE A AÇÃO DO EDUCADOR NA SOCIEDADE DE CLASSES. INSTRUMENTOS: PROVAS ESCRITAS, SEMINÁRIOS E/OU TRABALHOS DE PESQUISA.  

BIBLIOGRAFIA
BASICA
OLIVEIRA, PERSIO SANTOS DE  INTRODUCÃO A SOCIOLOGIA  2010   
GADOTTI, MOACIR  CONCEPCAO DIALETICA DA EDUCACÃO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO  2003   
TEDESCO, JUAN CARLOS  SOCIOLOGIA DA EDUCACÃO  1995   
COMPLEMENTAR
SAVIANI, DERMEVAL  ESCOLA E DEMOCRACIA  2007   
BOUDON, RAYMOND  DICIONARIO CRITICO DE SOCIOLOGIA  1993   

3)  TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO
CH:     40            PERIODO      4
Ementa:  VISÃO ABRANGENTE E HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CURRÍCULO. RECONHECIMENTO DAS DIVERSAS TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS QUE ATUAM NA CONFECÇÃO DE UM CURRÍCULO OU DE UM PROGRAMA. ELEMENTOS QUE PROPICIAM POSICIONAMENTO CRÍTICO COM CERTA INDEPENDÊNCIA NA ESCOLHA DE CONTEÚDOS ADEQUADOS À REALIDADE VIVIDA PELOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO E POR AQUELES SUJEITADOS A ELA.
OBJETIVO GERAL: PROPORCIONAR AO FUTURO DOCENTE A CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS, POLÍTICOS, CULTURAIS E IDEOLÓGICOS FUNDANTES NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR, ENQUANTO INSTRUMENTO DE PODER, NA SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR ELABORADO.
SISTEMA DE HABILIDADE: CONHECER O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES AO LONGO DO TEMPO; ANALISAR, A PARTIR DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO, AS CONCEPÇÕES CURRICULARES ATUAIS; DETERMINAR AS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS ESCOLHAS CURRICULARES NORTEADAS PELAS CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SABER.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA NOÇÃO DE CURRÍCULO E DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES;
O CURRÍCULO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR: PROBLEMAS NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO;
A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE COMO EIXO ESTRUTURADOR O CURRÍCULO;
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE ENSINO;
ASPECTOS LÓGICOS DA ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE ENSINO;
ASPECTOS LÓGICO-PSICOLÓGICOS DA ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE ENSINO;

OBJETIVO: HABILITAR O FUTURO DOCENTE PARA UMA ANÁLISE REFLEXIVA A CERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR, COM SUAS IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS E PRÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DA CONTEMPORANEIDADE.

BIBLIOGRAFIA
BASICA:
CORAZZA, SANDRA.  QUE(O) QUER UM CURRÍCULO? : PESQUISAS PÓS-CRITICAS EM EDUCACÃO 
GOODSON, IVOR F.          CURRICULO: TEORIA E HISTORIA     
HERNANDEZ, FERNANDO ORGANIZACAO(A) DO CURRICULO POR PROJETOS DE TRABALHO: O CONHECIMENTO E UM CALEIDOSCOPIO  
COMPLEMENTAR
HALL, STUART. IDENTIDADE(A) CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE       2004
MEIRIEU, PHILIPPE  APRENDER...SIM, MAS COMO?          1998
HERNANDEZ, FERNANDO TRANSGRESSAO E MUDANCA NA EDUCACAO: OS PROJETOS DE TRABALHO   1998
MOREIRA, ANTONIO FLAVIO (ORG) CURRICULO, CULTURA E SOCIEDADE 
MORIN, EDGAR          SETE(OS) SABERES NECESSARIOS A EDUCACAO DO FUTURO  2003

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas