Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Somos todos mestiços!

Somos mestiços! Confiram o que a ciência descobriu:
"Somos uma espécie híbrida", afirmou Chris Stringer, paleontólogo do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido, em uma reportagem da revista Veja.
Estudos sobre o sequenciamento genético permitiram que cientistas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, na Alemanha, mapeassem o genoma dos neandertais e dos denisovanos. Segundo o que descobriram, os homens de neandertal (originários da Europa, Oriente Médio e Ásia Ocidental),  eram inteligentes como os Homo Sapiens e possuíam linguagem articulada além de serem omnívoros (se alimentavam de carne e vegetais). Também cuidavam dos membros do clã.
Estes estudos demonstraram que nosso DNA (ácido desoxirribonucleico) coincide em 99,5% com os dos Neandertais - outros cientistas dizem que pode chegar a 99,8%.
O homo sapiens sapiens (nós), também tem em seu DNA, a contribuição do DNA de uma espécie de hominídio de Denisova (viveram Europa e na Ásia e o nome veio da região dos montes de Altai, na Sibéria). Junto com os neandertais contribuíram na melhora genética de nossa espécie, principalmente fortaleceram nosso sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas