Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Carlos Marighella

O baiano Carlos Marighella não concluiu o curso de engenharia, abandonou o curso e se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), Nas manifestações contra a ditadura de Vargas foi preso e brutalmente espancado por um mês. Um dos mais importantes militantes políticos do Brasil foi grande ativista e combateu o golpe militar e a ditadura militar no Brasil em 1964. Preso escreveu na cela o livro “Por que resisti à prisão”, onde explicava a necessidade de se organizar um movimento armado em oposição à repressão. Livre em 1967 resolveu romper com o marasmo dos comunistas para formar com outros companheiros dissidentes a Ação Libertadora Nacional.
Morreu em 04 de novembro de 1969, durante uma ação planejada pela Delegacia de Ordem Política e Social, em São Paulo, aos 57 anos de idade, o que feriu mortalmente os setores radicas da esquerda nacional e contribuiu para a estabilidade do regime militar.
Assista ao filme e conheça essa figura ímpar de nossa história.




Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas