Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

domingo, 18 de setembro de 2011

István Mészáros e o Marxismo

István Mészáros, filósofo húngaro e professor emérito de Filosofia da Uni­versidade de Sussex, tem como preocupação a crise estrutural do capital e as possibilidades de emergência de uma sociedade alternativa. É considerado um dos principais pensadores mar­xistas atuais.
Em 2011 esteve em nosso país e fez várias conferências nas cidades de São Paulo, Salvador, Fortaleza e Rio de Ja­neiro, como parte do evento de lançamento de dois de seus li­vros: István Mészáros e os desafios do tempo histórico e Estrutura social e formas de consciência. Para ele, a crise econômica mundial iniciada em 2007 com a crise imobiliária norte-americana, tem como fundamento a questões estruturais do capitalismo e, para superá-las, é preciso pensar alternativas a este modo de produção. Em seu entender, o socialismo é uma possibilidade a despeito dos problemas históricos das experiências anteriores nesta direção. No link http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESSO/edicoes/36/artigo226641-1.asp?o=r é possível ler sua entrevista para o Portal Ciência e Vida na íntegra.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas