Perfil

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, especialista em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e Educação à Distância. Mestre em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora aposentada pela SEESP (Sociologia) e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Harry Potter e o Judaísmo

Rabino ensina paralelo entre o mundo de Harry Potter e judaísmo
fonte: http://potterish.com/2011/09/rabino-ensina-paralelo-entre-o-mundo-de-harry-potter-e-judaismo/

Harry Potter e religião juntos, em uma mesma conversa, geralmente é tido como polêmica. Esses debates derivam, em grande parte, das afirmações de que os romances de Harry Potter conteriam mensagens subliminares de caráter ocultistas e satanistas. Inclusive, nos EUA, uma escola baniu os livros da série de sua biblioteca depois que um reverendo declarou “que os temas de bruxaria e feitiçaria eram inadequados para uma escola católica”.
No entanto, o rabino Moshe Rosenberg, conseguiu encontrar um ponte entre religião e a história do menino-que-sobreviveu e assim como os milhares de fãs, derramou lágrimas quando a história chegou ao fim em 2007. O religioso conheceu série há mais de 10 anos quando viu um de seus alunos lendo Harry Potter e a Pedra Filosofal dentro da sala de aula.“Os livros da autora J. K. Rowling são preciosos”, disse Rosenberg, “porque eles lidam com todas as questões mais importantes da vida. O que dá razão à vida? Como os relacionamentos funcionam? Qual o efeito recíproco entre o bem e o mal e qual a nossa obrigação nessa luta? Todas essas coisas são preocupação da Bíblia também.” Ele compara a relação entre Harry, Hermione e Rony ao trio bíblico Moisés, Miriam e Aarão. Ambos os trios são marcados pela lealdade e heroísmo, assim como pela superação de pequeno ciúme. Uma de suas lições de casa foi uma redação explorando temas judeus nas histórias de Harry Potter.
Tanto em suas práticas escolares quanto em seu livro “Moral para Trouxas: Ética na Bíblia e o Mundo de Harry Potter”, Rosenberg traz as conexões entre o judaísmo e a série Potter. Ele também criou um Clube do Harry Potter, que incentivou seus alunos a escrever suas próprias seqüências para a série Potter entre os lançamentos dos livros de Rowling. Além disso, ele organizou os jogos de quadribol no ginásio e levou os alunos para ver os filmes da saga quando estreou nos cinemas. Sobre o fim da saga o rabino afirma que: “É uma pena que os livros de Harry Potter tenham acabado. Você pode fazer o mesmo tipo de coisa com outras literaturas, mas Harry Potter tem tantos aspectos positivos que é difícil encontrar algo tão rico. Teremos de manter nossos olhos abertos.”

BBCBrasil.com | Brasil

The Intercept

CartaCapital

Marcadores

2ª Guerra Mundial ABNT Acesso a Informação Adolescentes Alipio Casali Allberto Cañas alterações hormonais Anarquismo Animações Antônio Cândido Antropologia Antropologia Social Aprendizagem Colaborativa aprendizagem por projetos APSERJ Arte e Educação Atlas Interativo do INPE Avaliação Avaliações bimestrais Baixar livros Beth Almeida biblioteca virtual Bioinformática Biologia biologia computacional bolsa de estudos Bolsa Sandwish BRIC bullying Calon Cândido Portinari Capes Capitalismo cartografia cognitiva Castoriadis Chiclete com Banana Chico Buarque Cibercultura Cibridismo Cidadania Ciência cigano Cinema Clássicos da Sociologia CmapTools CNPq Concepções de Educação Concurso Conflito palestinos X judeus. Congressos Educação e EaD Construção de Competências Contracultura Corinthias Corrupção no Brasil Cortella Cultura cultura de classe cultura de massa Cultura Digital cultura popular Currículo Currículo EaD Curso Pré-Vestibular on Line Cursos dados geo-referencial dança Democracia Dia do Sociólogo Dia dos Professores dicionario digitalizado Didática Direitos Ditadura no Brasil divulgação científica EaD Economia Edgar Morin Educação Educação Ambiental Educação e Tecnologia Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Matemática EE Nicola Mastrocola Emile Durkheim Engels escudos humanos Estética dos Anos 1970 Ética Etnografia Facebook fascismo no Brasil Federação Nacional de Sociólogos do Brasil Florestan Fernandes FNSB Formação de Professores formação social do Brasil Fotografia Futuridade GeoCapes globalização governo Guerra de Canudos Guerra do Contestado História da Educação Brasileira História e Geografia Holocausto e II Guerra Mundial I Colóquio França-Brasil Idoso Imre Simon indústria cultural início das aulas Instituto Federal Fluminense intercâmbio França Brasil Internet segura Irena Sendler Isca de Polícia Itamar Assumpção Jackson do Pandeiro José Armando Valente Jovem e tecnologia jovem infrator Karl Marx Laboratórios sociais virtuais Lea Fagundes Legislação e ensino de Soiologia literatura brasileira livros em Braille lixo eletrônico Lúcia Santaella Maio de 1968 Malba Tahan Manual de Etiqueta Sustentável mapa conceitual mapas do conhecimento Max Weber MEC Médicos sem Fronteiras meio ambiente memória musical Metodologia de Pesquisa Michel Foucault Midias Migração Miguel Nicolelis Milton Santos Mônica Salmaso Música Brasileira música e educação infantil Música na Educação Infantil nazismo Neurociência Noel Rosa Olgária Matos Oscar Wilde para crianças Pacifismo PAN 2007 Paulo Freire Pedagogia peixes feminilizados Pensamento Complexo Pierre Levy pioneiro da computação pobreza política racial e preconceito Portal de e-books Portal Onda Jovem Portas Portinari Povos Indígenas Prêmio Jovem Cientista Prêmio Jovem Cineasta Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil professora Amaral Gurgel Profissão Sociólogo Programa de Fixação de cientistas Programa Parlamento Jovem Brasileiro PROINFO Projetos de Aprendizagem PROUNI Psicologia Cognitivista PUC-SP pucsp ranking das universidades Redação Científica Rede Mussi Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Redes Sociais reforma no Ensino Médio Relação Brasil - África religião Revistas Rock and Roll SADEBR samba Samba-rock SciELO SEESP Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira Seminário de Alfabetização Senado Sertanejo Silvio Tendler situação do professor Sociologia Sociologia e Esporte Studium TCC Tecnologia Tecnologias que Educam trabalho do sociólogo transparência Tv on line TV UNIVESP/UNESP UCA UFES UFOP UFSCAR UNESP UNICAMP USP Utopia e Barbárie Vanguarda Paulistana Web2 WebCurriculo Webquest