Rabino ensina paralelo entre o mundo de Harry Potter e judaísmo
fonte: http://potterish.com/2011/09/rabino-ensina-paralelo-entre-o-mundo-de-harry-potter-e-judaismo/
Harry Potter e religião juntos, em uma mesma conversa, geralmente é tido como polêmica. Esses debates derivam, em grande parte, das afirmações de que os romances de Harry Potter conteriam mensagens subliminares de caráter ocultistas e satanistas. Inclusive, nos EUA, uma escola baniu os livros da série de sua biblioteca depois que um reverendo declarou “que os temas de bruxaria e feitiçaria eram inadequados para uma escola católica”.
No entanto, o rabino Moshe Rosenberg, conseguiu encontrar um ponte entre religião e a história do menino-que-sobreviveu e assim como os milhares de fãs, derramou lágrimas quando a história chegou ao fim em 2007. O religioso conheceu série há mais de 10 anos quando viu um de seus alunos lendo Harry Potter e a Pedra Filosofal dentro da sala de aula.“Os livros da autora J. K. Rowling são preciosos”, disse Rosenberg, “porque eles lidam com todas as questões mais importantes da vida. O que dá razão à vida? Como os relacionamentos funcionam? Qual o efeito recíproco entre o bem e o mal e qual a nossa obrigação nessa luta? Todas essas coisas são preocupação da Bíblia também.” Ele compara a relação entre Harry, Hermione e Rony ao trio bíblico Moisés, Miriam e Aarão. Ambos os trios são marcados pela lealdade e heroísmo, assim como pela superação de pequeno ciúme. Uma de suas lições de casa foi uma redação explorando temas judeus nas histórias de Harry Potter.
Tanto em suas práticas escolares quanto em seu livro “Moral para Trouxas: Ética na Bíblia e o Mundo de Harry Potter”, Rosenberg traz as conexões entre o judaísmo e a série Potter. Ele também criou um Clube do Harry Potter, que incentivou seus alunos a escrever suas próprias seqüências para a série Potter entre os lançamentos dos livros de Rowling. Além disso, ele organizou os jogos de quadribol no ginásio e levou os alunos para ver os filmes da saga quando estreou nos cinemas. Sobre o fim da saga o rabino afirma que: “É uma pena que os livros de Harry Potter tenham acabado. Você pode fazer o mesmo tipo de coisa com outras literaturas, mas Harry Potter tem tantos aspectos positivos que é difícil encontrar algo tão rico. Teremos de manter nossos olhos abertos.”
Perfil
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, especialista em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e Educação à Distância. Mestre em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora aposentada pela SEESP (Sociologia) e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Harry Potter e o Judaísmo
BBCBrasil.com | Brasil
The Intercept
CartaCapital
Marcadores
2ª Guerra Mundial
ABNT
Acesso a Informação
Adolescentes
Alipio Casali
Allberto Cañas
alterações hormonais
Anarquismo
Animações
Antônio Cândido
Antropologia
Antropologia Social
Aprendizagem Colaborativa
aprendizagem por projetos
APSERJ
Arte e Educação
Atlas Interativo do INPE
Avaliação
Avaliações bimestrais
Baixar livros
Beth Almeida
biblioteca virtual
Bioinformática
Biologia
biologia computacional
bolsa de estudos
Bolsa Sandwish
BRIC
bullying
Calon
Cândido Portinari
Capes
Capitalismo
cartografia cognitiva
Castoriadis
Chiclete com Banana
Chico Buarque
Cibercultura
Cibridismo
Cidadania
Ciência
cigano
Cinema
Clássicos da Sociologia
CmapTools
CNPq
Concepções de Educação
Concurso
Conflito palestinos X judeus.
Congressos Educação e EaD
Construção de Competências
Contracultura
Corinthias
Corrupção no Brasil
Cortella
Cultura
cultura de classe
cultura de massa
Cultura Digital
cultura popular
Currículo
Currículo EaD
Curso Pré-Vestibular on Line
Cursos
dados geo-referencial
dança
Democracia
Dia do Sociólogo
Dia dos Professores
dicionario digitalizado
Didática
Direitos
Ditadura no Brasil
divulgação científica
EaD
Economia
Edgar Morin
Educação
Educação Ambiental
Educação e Tecnologia
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Educação Matemática
EE Nicola Mastrocola
Emile Durkheim
Engels
escudos humanos
Estética dos Anos 1970
Ética
Etnografia
Facebook
fascismo no Brasil
Federação Nacional de Sociólogos do Brasil
Florestan Fernandes
FNSB
Formação de Professores
formação social do Brasil
Fotografia
Futuridade
GeoCapes
globalização
governo
Guerra de Canudos
Guerra do Contestado
História da Educação Brasileira
História e Geografia
Holocausto e II Guerra Mundial
I Colóquio França-Brasil
Idoso
Imre Simon
indústria cultural
início das aulas
Instituto Federal Fluminense
intercâmbio França Brasil
Internet segura
Irena Sendler
Isca de Polícia
Itamar Assumpção
Jackson do Pandeiro
José Armando Valente
Jovem e tecnologia
jovem infrator
Karl Marx
Laboratórios sociais virtuais
Lea Fagundes
Legislação e ensino de Soiologia
literatura brasileira
livros em Braille
lixo eletrônico
Lúcia Santaella
Maio de 1968
Malba Tahan
Manual de Etiqueta Sustentável
mapa conceitual
mapas do conhecimento
Max Weber
MEC
Médicos sem Fronteiras
meio ambiente
memória musical
Metodologia de Pesquisa
Michel Foucault
Midias
Migração
Miguel Nicolelis
Milton Santos
Mônica Salmaso
Música Brasileira
música e educação infantil
Música na Educação Infantil
nazismo
Neurociência
Noel Rosa
Olgária Matos
Oscar Wilde para crianças
Pacifismo
PAN 2007
Paulo Freire
Pedagogia
peixes feminilizados
Pensamento Complexo
Pierre Levy
pioneiro da computação
pobreza
política racial e preconceito
Portal de e-books
Portal Onda Jovem
Portas
Portinari
Povos Indígenas
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio Jovem Cineasta
Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil
professora Amaral Gurgel
Profissão Sociólogo
Programa de Fixação de cientistas
Programa Parlamento Jovem Brasileiro
PROINFO
Projetos de Aprendizagem
PROUNI
Psicologia Cognitivista
PUC-SP
pucsp
ranking das universidades
Redação Científica
Rede Mussi
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Redes Sociais
reforma no Ensino Médio
Relação Brasil - África
religião
Revistas
Rock and Roll
SADEBR
samba
Samba-rock
SciELO
SEESP
Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira
Seminário de Alfabetização
Senado
Sertanejo
Silvio Tendler
situação do professor
Sociologia
Sociologia e Esporte
Studium
TCC
Tecnologia
Tecnologias que Educam
trabalho do sociólogo
transparência
Tv on line
TV UNIVESP/UNESP
UCA
UFES
UFOP
UFSCAR
UNESP
UNICAMP
USP
Utopia e Barbárie
Vanguarda Paulistana
Web2
WebCurriculo
Webquest