Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

domingo, 7 de agosto de 2011

Programa Pró-Jovem Urbano - PNUD

No site do PNUD consta a informação de que cerca de 450 mil jovens brasileiros entre 18 e 29 anos que não teriam completado o ensino fundamental, foram beneficiados por meio de ações de inclusão social do ProJovem Urbano, de iniciativa do governo federal e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Projovem apoia-se no conceito de educação integrada, isto é, alia a qualificação profissional e o envolvimento comunitário ao ensino de maneira a oferecer perspectivas de futuro dentro de um panorama de integração social. Dados de violência contra o jovem fez com que em 2005 o governo federal elaborasse a Política Nacional de Juventude, estabelecendo diretrizes e criando estruturas para a implementação e gerenciamento de políticas públicas voltadas aos jovens e, procurando centralizar tais políticas. foi criado em 2008 o ProJovem Integrado, que inclui, além do Urbano, os segmentos Campo, Adolescente e Trabalhador.
Para se ter ideia da dimensão do problema enfrentado pela juventude brasileira, estatísticas recentes do IBGE aponta que cerca 36% da população com idade entre 18 e 24 anos está desempregada e sofre com a violência urbana (confira o Mapa da Violência do Instituto Sangari). São cursos que abrangem 23 arcos ocupacionais (conjunto de ocupações relacionadas), com aulas de informática e uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100. O programa oferece cursos nas áreas de administração, construção civil, educação, saúde, telemática e metalurgia mecânica, entre outras.
Em 2009 firmaram parceria com o Ministério da Justiça e implementaram, em caráter experimental, três unidades do ProJovem Urbano dentro de penitenciárias nos estados do Rio de Janeiro, Acre e Pará - é o ProJovem Urbano Prisional.
Confira mais e melhores informações em http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3794&lay=cid

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas