Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mídia Alternativa: Centro de Estudos Barão de Itararé


Itararé é o nome da batalha que não ocorreu entre a oligarquia e as forças vitoriosas na revolução de 1930 e é daí que o jornalista gaúcho Apparício Torelli irou pseudônimo famoso "Barão de Itararé". Um dos criadores do jornalismo alternativo brasileiro e considerado o pai do nosso humorismo,sua verve irônica e crítica não perdoava as elites, a exploração econômica e os governos autoritários, e, por isso mesmo, foi preso várias vezes, e apanhou bastante da polícia secreta do Estado Novo. Ácido, pregou na porta do seu escritório uma placa com frase “entre sem bater” - muita gente não imaginava como surgiu esta frase, não é? Pois então, era para não "bater" mesmo!
Outra fase famosa foi obra de sua mente brilhante: criticando os udenistas (o humor brasileiro perderia muito sem a direita política) “Não é triste mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar”. Denunciando as fraudes da indústria leiteira disparou: “mais leite, mais água e menos água no leite”.
Conheça mais sobre nosso Barão de Itararé e sobre o Centro de Estudos Barão de Itararé visitando o sítio http://www.baraodeitarare.org.br/ e divirta-se, ainda, com frases como
“Eu saio da vida pública para entrar na privada”, “Devo tanto que, se eu chamar alguém de ‘meu bem’, o banco toma”, “Nunca desista de seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra”.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu também sou um jornalista. Agora estou como correspondente. Eu tenho um amigo que me ajudou a encontrar aluguel buenos aires, ele mora lá.

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas