Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sábado, 6 de agosto de 2011

Inscreva-se no Programa Jovens Embaixadores


Se você é aluno da Rede Pública - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, domina o inglês e deseja aumentar o tamanho de suas asas, procure seu professor de Inglês e peça que ele o inscreva no Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos.
No caso do Estado de São Paulo, o aluno passa por uma prova escrita e outra oral, no âmbito da Diretoria Regional de Ensino (são 91 em São Paulo, o professor sabe onde é). Se passar por esta fase, é selecionado para fase seguinte na Coordenadoria de Ensino, se for do Interior do Estado é o pessoal da CEI - Coordenadoria de Ensino do Interior, que faz a seleção; se você for da cidade de São Paulo ou região metropolitana, é a COGSP - Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana de São Paulo. Eu era da COGSP e fiz esse trabalho lá.
Além de ter domínio do idioma inglês, o outro critério é poder aquisitivo da família, porque o programa visa dar oportunidade aos alunos menos favorecidos economicamente. O programa beneficia alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, que são exemplos em suas comunidades. É preciso que você tenha forte trabalho como voluntário em alguma ONG, por exemplo, há mais de uma ano - precisa comprovar tudo, viu? O objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.
O prêmio é uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, em janeiro de 2012, não se preocupem com o frio, passaporte e tudo mais- a embaixada americana fornece. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Depois seguem para Washington, e os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
Apoio: Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos, Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Banco Bradesco e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Exige-se: que o aluno tenha entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem); boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; excelente desempenho escolar; perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Acesse o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário online de inscrição e conhecer todas as fases do programa e os prazos.
A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação, como passagens, orientação pré-partida; agenda de atividades, coordenadores, transporte local; hospedagem e alimentação; "Seguro-saúde” para a viagem; auxílio para compra de roupas de frio.
http://cei.edunet.sp.gov.br/subpages/programa_jovens_embaixadores/jovens_embaixadorespaginaprincipal.htm

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas