Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

domingo, 21 de agosto de 2011

Formação do professor de Sociologia


Os professores de Sociologia são formados por cursos de Sociologia ou de Ciências Sociais. Eu, por exemplo, fiz Ciências Sociais na PUC-SP, quatro anos de estudo e o diploma de Bacharel. Para atuar na docência, fiz Licenciatura Plena também na PUC-SP - curso era de dois anos, mas, entre, estágio na FEPASA, aulas em cursos supletivos particulares, consegui encaixar todas as disciplinas e fiz a LP em um ano - sobrevivi, como podem observar.
A Lei Nº 6.888, de 10 de dezembro de1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de Sociólogo, coloca no "Art. 1º ( 0 exercício da profissão é assegurado): a) aos bacharéis em Sociologia, Sociologia e Política ou Ciências Sociais ...
Art. 2º - É da competência do Sociólogo: ... II - ensinar Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino, desde que cumpridas as exigências legais;"
As exigências legais para o exercício do magistério fundamental, são as de, além de formação em curso superior, comprovante de licenciatura plena na disciplina que pretende lecionar.
A razão que leva a maioria dos Cursos de Ciências Sociais ou de Sociologia a exigirem para a licenciatura a fundamentação teórica fornecida pela habilitação de bacharel baseia-se concepção de que a fundamentação fornecida pelo bacharelado, no entender desses cursos, contribui para um ensino da disciplina de melhor qualidade, no que eu concordo totalmente.
Durante o período de replanejamento, encontrei-me com alguns professores de Sociologia de outras unidades escolares e fiquei surpresa ao ser indagada sobre o que seria o conceito de "hominização".
a imagem deste post é do sítio http://lisandromoura.wordpress.com/2011/03/21/sociologia-no-ensino-medio-em-busca-de-legitimidade/

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas