Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Comadre Fulozinha!


Seleção do grupo pernambucano "Comadre Fulozinha", só de meninas bacanas. Verdadeira cultura popular. Não se esqueçam do que estudamos em sala de aula: cultura popular não é cultura do povo. A primeira é a verdadeira expressão da identidade de um povo. A cultura do povo é alterada pelos agentes culturais dominantes. É por isso que a palavra "sertanejo" não representa mais a cultura popular, mas foi sequestrada e indica, na verdade, a cultura pop, de massa.
Chamo o trabalho delas Cultura de Classe, porque são agentes culturais comprometidas com a afirmação da verdadeira cultura popular e as classes desempoderadas que a formam.
Visite o sítio das meninas: http://www.myspace.com/comadrefulozinha/music/playlists/my-playlist-41819

Neste primeiro vídeo, uma doçura que pede proteção e em seguida, um "côco" (ritmo pernambucano) delicioso.




Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas