Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia do Sociólogo

O dia de 10 de dezembro foi escolhido como o Dia Nacional do Sociólogo porque nesta data foi promulgada a Lei 6.888/1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de sociólogo, definindo as competências, as condições para a habilitação e as exigências legais para o pleno exercício da profissão. A data foi aprovada na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados por meio do projeto de Lei 3760/2008, de autoria do deputado Chico Alencar, que institui a data de 10 de dezembro como o Dia Nacional do Sociólogo.
O sociólogo é o profissional que interpreta a realidade dos fatos e das relações sociais por meio de métodos científicos e técnicas sociológicas de maneira a propor a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos na sociedade e na formação da cidadania brasileira.
São áreas de atuação do sociólogo: meio-ambiente, saúde, planejamento urbano, reforma agrária, mercado editorial, agências de pesquisa, recursos humanos, relações internacionais, pesquisa e docência. A Sociologia foi introduzida na grade curricular das escolas brasileiras no século XIX, e sofreu vários percalços, como já coloquei em postagem anterior e atualmente, a disciplina integra a matriz curricular do ensino médio, conforme a Lei 11.684/2008, que alterou o art. 36 das diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN, lei nº 9.394/2006.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas