Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Meios de Comunicação de Massa: a história da Rede Globo

Rede Globo e Golpe Militar: o governo da alma
O documentário de Simon Hartog produzido em 1993 para o Canal 4 do Reino Unido (confira no Youtube - Beyond Citizen Kane, no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane)revela a posição da Rede Globo na sociedade brasileira, a influência do grupo, poder e suas relações políticas. O fundador da Globo, Roberto Marinho, foi comparado a Charles Foster Kane, personagem do filme de Orson Welles "Cidadão Kane", magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como o fez Kane.
O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar, suass parceria ilegais, a política de manipulação como a tentativa de fraude nas eleições fluminenses de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa sobre o movimento das Diretas-Já, em 1984, a edição para o Jornal Nacional do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, favorecendo o candidato Fernando Collor de Mello, entre outras questões.
O filme seria exibido pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em março de 1994, mas na véspera uma ordem judicial foi emitida para apreender cartazes e a cópia do filme, ameaçando em caso de desobediência multar a administração do MAM-RJ e também intimidando o secretário de cultura, que acabou sendo despedido três dias depois.
Durante os anos noventa, o filme foi mostrado ilegalmente em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. Em 1995, a Globo acionou a justiça para caçar as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido lhe foi negado. Com a Internet o filme se popularizou.
A Rede Globo tentou comprar os direitos para o programa no Brasil, mas foi frustrada já que antes de morrer Hartog fez um acordo com várias organizações brasileiras, garantindo que os direitos televisivos não deveriam ser dados à Globo, de maneira que o programa pudesse ser amplamente conhecido. Entretanto, o filme permanece proibido de ser transmitido no Brasil.
Vejam as outras partes no Youtube.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas