Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

domingo, 19 de junho de 2011

Cultura popular: a festa do Divino Espírito Santo

Uma das coisas mais lindas e importantes é a religiosidade popular transmutada em festas que se espalham por todo o país.
A Festa do Divino Espírito Santo ocorre há mais de 300 anos, passou e passa por mudanças, mas mantém os princípios religiosos e folclóricos.
O Diário de Mogi (http://odiariodemogi.inf.br/cidades/noticia_view.asp?mat=30209&edit=6) noticiou que o grupo Dialética Cultural estuda esta festa que honra a terceira pessoa da Santíssima Trindade, muito importante para a história de Mogi das Cruzes.
Dois momentos de crise foram constatados: em 1940, por causa da II Guerra, mas a festa resistiu e se fortaleceu com outras manifestações como congada, marujada e moçambique. Em 1980 a crise econômica também afetou a festa, que se realiza a partir de doações de fiéis.
Veja:
http://odiariodemogi.inf.br/cidades/noticia_view.asp?mat=30209&edit=6 http://dialeticacultural.blogspot.com/
Revista Dialética Cultural http://www.dialeticacultural.net/ojs/index.php/dialetica

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas