Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Abdias do Nascimento, guerreiro da causa negra, aos 98 anos


O ativista ligado ao movimento negro brasileiro, Abdias do Nascimento, morreu dia 24 de maio de 2011 aos 98 anos. Estava internado no Hospital dos Servidores (RJ), diabético. Atuante, criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro (TEN), foi deputado federal e senador, poeta, escultor, ator e escritor, além de professor da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília.
Perseguido pela ditadura militar nos anos 60, ao retornar se filiou ao PDT, sempre lutando contra a discriminação racial.
Era paulista da cidade de Franca mas viveu de 1944 à 1968 no Rio de Janeiro. Nos anos 40 foi a Buenos Aires, onde assistiu a peça de Eugene O´Neill "O Imperador Jones" e, por causa dela, passou a refletir sobre a questão negra. Acontece que o personagem principal era negro, mas interpretado por um branco com o rosto pintado, algo muito comum na época. O TEN estreou com o mesmo espetáculo de O´Neill, em 1945. Em 1948 foi cogitado como protagonista da peça O Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, mas os teatros se recusaram a acolher a peça com o ator negro. A peça estreou com outro ator branco com o rosto pintado de negro.
Confira em http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=5403

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas