Perfil

Sou Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Professora da SEESP e professora universitária. O blog só tem como objetivo ampliar as discussões em sala de aula.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

EAD aprovados pelo MEC

Minha grande frustração como docente obtive nos cursos de Pedagogia. Em geral são alunas que não têm a docência como profissão de primeira opção.
Minha luta era para que lessem os textos indicados. Raramente elas liam (e segundo amigos que labutam nessa área, ainda não lêem) e, as poucas que liam o material recomendado não raras vezes tinham dificuldade em compreendê-los atribuindo-lhes sentido no fazer docente.
Li na Folha de São Paulo de segunda-feira, dia 10/09/2007, que as avaliações do MEC apontam maior e melhor aproveitamento nos cursos à distância. À mim, que tenho experiência na área, parece lógico. A EAD arrebenta com o imaginário que muitos estudantes têm do processo de aprendizagem - sentar e ouvir e aprender milagrosamente conceitos que lhes são explicitados de forma oral.
Na EAD o aluno de ensino superior deve assumir sua responsabilidade na aprendizagem (ao menos era assim quando estudei e em muitas instituições de respeito e com nome a zelar). Essa é a razão pura e simples do sucesso desta modalidade de ensino.
Visite os links indicados e conheçam cursos aprovados pelo MEC e muito cuidado com a picaretagem que exite sob o manto da educação à distância. Eu, particularmente, recomendo PUCSP, UNICAMP, USP, UFRGS.
http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=category&sectionid=7&id=100&Itemid=298

para conhecer legislação e normas do MEC: http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=category&sectionid=15&id=92&Itemid=306

2 comentários:

Maria Christina Gomes disse...

Cris,
Arrasou!!!
Hoje estou corrigindo provas, redações e outros!
Passei para ver a postagem da música, é uma delícia!
Que bom... pareço ver vc sorrindo!

bjs. Chris.

Maria Cristina disse...

oi flor.
estou mesmo. É uma foto lá de Vitória, na Anpedinha (2007), meu eveno de maior importância: fiz minha comunicação oral e fiz a coordenação de mesa.
Estava muito feliz, apesar de uma dor tamanha na coluna (viajei 18 horas morrendo de dor).
bjs

Ocorreu um erro neste gadget

bolinhas bolinhas