Perfil

Meu nome é Maria Cristina. Fiz bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, na PUC-SP, onde também fiz minha especialização em Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias e o mestrado em Educação: Currículo (linha de pesquisa Novas Tecnologias e Educação). Sou professora da rede pública estadual paulista e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia Semi-presencial UNESP/UNIVESP e UNILAGO.

sábado, 11 de agosto de 2007

Calon, língua cigana mapeada!

Calon é uma língua ágrafa (apenas falada) pelo grupo cigano calon de Mambaí, no nordeste de Goiás, a 250 quilômetros de Brasília; eles não aprendem calon na escola e por isso a língua carrega forte influência do Português. Fábio José Dantas Melo, aluno de doutorado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). está montando um dicionário a partir de um trabalho extenso e intenso: dar significado gráfico às expressões apenas faladas. Seguindo o boletim FAPESP já foram catalogadas 500 palavras.
Melo é autor do livro Os ciganos calon de Mambaí: a sobrevivência de sua língua (Thesaurus Editora) com base em seu mestrado. Primeiro o pesquisador coleta as palavras por meio de gravações, transliteradas ao alfabeto fonético internacional e, por fim, adaptadas ao sistema ortográfico da língua portuguesa.
Chaburron (criança), cais (árvore), ariquéldar (falar), babanon (bonito), duveli (deus), daí (mãe) e chibi (linguagem) são palavras de uma língua em perigo de extinção carrega os códigos das formas de pensar e de sentir dos indivíduos. Os calon que vivem hoje no Brasil são provenientes da Península Ibérica, para onde foram da Índia. Ao se instalar no interior de Goiás, na década de 1970, o grupo deixou de ser nômade. As 114 famílias catalogadas totalizam cerca de 1,5 mil pessoas.
Há cerca de 800 mil ciganos no Brasil, descentes das primeiras famílias que vieram em 1574.

baixe a tese de doutorado deste link: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/1511/1/2008_FabioJoseDantasMelo_parcial.pdf

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas

1) Profissões, ciências e artesAtlas de Anatomia Vegetal: atlasveg.ib.usp.br/focara 2) Dicionário de Astronomia e Áreas Afins: www.ceaal.al.org.br/astrodic 3) Dicionário de Aves : aves.ccg.pt 4) Dicionário de Economia: economiabr.net/dicionario 5) Dicionário do JMA (meio ambiente, de agricultura a zoonose: www.jornaldomeioambiente.com.br/dicionario_ambiente 6) Dicionário do Trabalho Vivo (trabalho, emprego e gestão da carreira profissional): www.cidade.usp.br/projetos/dicionario 7) Dicionário Interativo da Educação Brasileira: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp 8) Dicionário Rossetti de Química: www.rossetti.eti.br/dicuser 9) Enciclopédia da Música Brasileira: www.uol.com.br/encmusical 10) Enciclopédia de Artes Visuais: www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/artesvisuais 11) Astronautas e astronomia: www.astronautix.com/spaceflt 12) Saúde infantil: www.kidshealth.org/kid 13) Enciclopédia de Humanidades (de História à Filosofia): http://www.perseus.tufts.edu/

bolinhas bolinhas